Lizane Soares Ferreira é nomeada diretora substituta do Inmet

A nova gestão promete buscar melhores estratégias em termos de inovação e desenvolvimento tecnológico para valorizar o trabalho do instituto

Publicado em 18/04/2023 14h15 . Última modificação 19/04/2023 09h12 .

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nomeou, neste mês, Lizane Soares Ferreira para exercer o cargo de diretora substituta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento  Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de abril.

Diretora substituta do Instituto Nacional de Meteorologia, Lizane Soares Ferreira.

A nova diretora do Inmet é mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, em Braga (Portugal) e graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Luterano (Ceulp/Ulbra), em Palmas (TO), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Gestão Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Lizane também é pós-graduada em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Laboro, em Brasília (DF).

No Ministério da Agricultura e Pecuária, ela já foi diretora de Desenvolvimento Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, coordenadora-geral de apoio às Superintendências Federais, assessora especial da Secretaria Executiva e diretora do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia. Além disso, também foi membro titular do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) entre 2016 e 2022.

A diretora ainda assumiu o cargo de presidente do Conselho Fiscal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (CASEMG), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e das Centrais de Abastecimento (Ceasa) de Minas Gerais.

Sobre o novo cargo, Lizane destaca que uma das missões é valorizar ainda mais o serviço desempenhado pelo Inmet. “O meu papel é trabalhar a gestão a partir de um novo perfil de governo, pensando nas melhores estratégias em termos de inovação e desenvolvimento tecnológico, com o apoio de parcerias, para que o instituto possa ultrapassar qualquer barreira e continuar se reafirmando como referência nacional e internacional em assuntos climáticos”, ressalta.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: