O CVEM é uma REDE de instituições de ensino que se compromete a trabalhar de forma integrada para ministrar treinamento em Meteorologia nos níveis técnico, graduação, especialização, mestrado, doutorado e cursos de curta duração, para profissionais dos países de língua espanhola na América do Sul e dos países de língua portuguesa na África.
Educação e Treinamento
O objetivo do CVEM é possibilitar a promoção e implementação de educação e treinamento, presencial ou à distância, em Meteorologia, para profissionais de países de língua espanhola na América do Sul e de países de língua portuguesa na África.
Tem como expectativa alcançar um alto grau de cooperação entre as instituições que compõem a rede, possibilitando a troca de experiências de forma organizada e produtiva.
Criação do CVEM
O Instituto Nacional de
Meteorologia (INMET), por meio do representante permanente do Brasil
junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM), solicitou apoio da
Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) para a criação do Centro
Virtual de Ensino e Treinamento em Meteorologia (CVEM).
Em
reuniões realizadas entre 2013 e 2014, foi idealizada a estrutura do
CVEM e o apoio das instituições de ensino em Meteorologia. O Conselho
Executivo da OMM e a AR III expressaram o seu apoio a esta iniciativa, e
a criação do CVEM foi aprovada, pela OMM, em seu Congresso Mundial
realizado em Genebra, em 2015.
Devido
a fatores externos como mudanças de governo e a pandemia de COVID-19,
as atividades do CVEM foram reduzidas nos últimos anos, e estão
retornando à normalidade desde o final de 2023.
Estrutura do CVEM
O CVEM é administrado, no Brasil, por meio de um Conselho de Ensino e de uma Secretaria Executiva.
O Conselho de Ensino, órgão deliberativo e dirigente do CVEM, é composto por cinco membros: um representante das Instituições de Ensino Técnico, um representante das Instituições de Graduação e um representante das Instituições de Pós-Graduação, além de representantes do INMET e da SBMET, que exercerão o mandato por quatro anos, sem recondução.
Instalada no campus do INMET, em Brasília, a Secretaria Executiva tem como função principal ser o elo executor entre as instituições parceiras do CVEM e seu Conselho de Ensino junto à OMM, por meio do seu Representante Permanente do Brasil.
Conselho de Ensino
Ao Conselho de Ensino, compete:
Definir e aprovar o Regimento do Conselho de Ensino do CVEM.
Definir e aprovar as obrigações dos estudantes participantes do CVEM.
Definir anualmente as prioridades do CVEM.
Selecionar e atribuir bolsas de estudo do CVEM aos estudantes.
Revisar e aprovar o relatório anual da Secretaria Executiva.
Revisar e aprovar a prestação de contas da Secretaria Executiva.
Membros do Conselho de Ensino (desde 12/06/2024):
INMET: Helenir Trindade de Oliveira (Kleber Renato da Paixão Ataíde - suplente)
Representante de instituições de ensino técnico: Mário Francisco Leal de Quadro/IFSC (Michel Muza/ IFSC - suplente)
Representante de instituições de graduação: Hélber Barros Gomes/UFAL (Micael Amore Cecchini/USP - suplente)
Representante de instituições de pós-graduação: Vagner Anabor/UFSM (Mateus da Silva Teixeira/UFPEL - suplente)
Secretaria Executiva
A Secretaria Executiva, tem como funções:
Seguir as recomendações e diretrizes do ETRP/OMM para os RTCs.
Implementar e promover as atividades definidas pelo Conselho de Ensino.
Manter um portal com informações detalhadas e atualizadas do funcionamento do CVEM e das características específicas das instituições participantes do CVEM.
Acompanhar o fluxo de alunos participantes do CVEM e preparar estatísticas associadas.
Manter um sistema de avaliação contínua do CVEM junto às instituições participantes e aos alunos participantes.
Elaborar e apresentar relatórios de atividades ao Conselho de Ensino.