Em Buenos Aires, Inmet participa de reunião de lançamento do Centro Regional PROHMSAT

Instituto contribuiu com o fornecimento de dados e informações para o desenvolvimento de ferramentas no projeto

Publicado em 08/07/2023 11h19 . Última modificação 10/07/2023 15h27 .

Entre os dias 10 e 11 de junho, a diretora substituta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e representante permanente do Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM), Lizane Ferreira, e o meteorologista, Mozar de Araújo Salvador, participam da reunião de lançamento do Centro Regional de Previsão Hidrometeorológica e Sistema de Alerta Antecipado da Bacia do Prata (PROHMSAT), em Buenos Aires, na Argentina.

A reunião acontece como uma das entregas do projeto PROHMSAT, que tem previsão de finalização em novembro de 2023. Além do Inmet, participam do encontro, pelo Brasil, representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O projeto PROHMSAT engloba serviços meteorológicos, hidrológicos e agências de desastres dos países da Bacia do Prata (Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. O Centro Regional é dedicado a atuar nas funcionalidades dos módulos do Flash Flood Guidance System with Global Coverage (FFGS), em português, Sistema de Orientação de Inundação Repentina com Cobertura Global, na região da Bacia do Prata, para aprimorar o monitoramento, a previsão e a emissão de alertas.

No decorrer do projeto, o Inmet atuou em cooperação com os demais serviços meteorológicos e hidrológicos que compõem a Bacia do Prata, com o fornecimento de dados científicos e técnicos e ainda com informações meteorológicas e climatológicas para o desenvolvimento das ferramentas que serão utilizadas a longo prazo. No Brasil, a Bacia do Prata é composta pela Bacia do Paraná, que compreende partes da regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Além do repasse de dados meteorológicos em regiões localizadas dentro da Bacia do Paraná ou próximas a ela, o modelo de previsão de tempo utilizado pelo Inmet (Cosmo) também é importante no desenvolvimento dessas ferramentas que serão utilizadas por todos os parceiros.

Conforme detalha Mozar Salvador, ponto focal do projeto pelo Inmet, o encontro é importante para acompanhar o desenvolvimento do PROHMSAT, além de cada país poder contribuir com sugestões e discutir o uso operacional do que está sendo produzido.

Ainda de acordo com Mozar, no Brasil, os produtos criados no decorrer da atividade são de extrema importância, principalmente, para uma área economicamente estratégica do País, a Bacia do Paraná. “É uma região agrícola extremamente importante para o País. Parte da bacia é habitada, de transporte hídrico (hidrovias) e ainda responsável pela geração de energia hidrelétrica, como por exemplo, a Itaipu Binacional”, diz.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: