PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DO OUTONO 2022

O Outono no Hemisfério Sul tem início no próximo dia 20 de março de 2022 (domingo) às 12h33min. A estação é considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, com chuvas mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.

Publicado em 04/04/2022 11h00 . Última modificação 04/04/2022 16h26 .


O Outono no Hemisfério Sul inicia-se no dia 20 de março de 2022 às 12h33min e termina no dia 21 de junho às 06h14 (horário de Brasília). É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino (Figura 1a). Na parte norte das regiões Nordeste e Norte ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação. 


A estação caracteriza-se também pelas primeiras incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, e que provocam a queda das temperaturas, principalmente na Região Sul e em parte da Região Sudeste (Figura 1b). Destaca-se que, durante o Outono, normalmente observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul, e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás.

Figura 1: Climatologia de: (a) precipitação e (b) temperatura média do ar para o trimestre Abril, Maio e Junho. Período de referência: 1981 – 2010. Fonte: INMET.


Veja o Prognóstico Climático de Outono completo AQUI




O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: