Ir para o conteúdo
GovBR

EVENTOS EXTREMOS: Norte do país se destaca com o maior volume de chuva em março

Precipitações foram decorrentes da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)

Publicado em 08/04/2025 13h32 . Última modificação 08/04/2025 14h31 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publica, nesta terça-feira (8), um levantamento dos principais fenômenos meteorológicos que atuaram no Brasil em março de 2025.

Entre os destaques, estão as chuvas expressivas nas regiões Norte e parte da região Nordeste, principalmente no Maranhão (Figura 1 - tons em azul), onde os acumulados superaram a média histórica. Além disso, serão abordadas a elevação das temperaturas, que registraram valores acima da média no Centro-Sul do Brasil.

As condições atmosféricas típicas de transição entre o final do verão e o início do outono favoreceram a ocorrência de chuvas expressivas nos estados do Pará, Amazonas e Maranhão. Estes eventos de precipitação foram, em grande parte, associados à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que influenciou fortemente estas áreas durante o período. 

No restante do Brasil, especialmente ao longo da faixa que se estende do interior da Região Nordeste, passando pelo Centro-Oeste e Sudeste até o Sul, os acumulados de chuva ficaram abaixo de 120 mm (Figura 1 - tons verde claro e amarelo).

Figura 1 - Mapa do acumulado de precipitação (mm) nos últimos 31 dias de março (áreas mais chuvosas em azul escuro que vai diminuindo o volume de chuva indicado pela gradação do azul claro, passando pelo verde escuro/claro até os tons laranja/amarelo)


Temperatura

O mês de março foi marcado por temperaturas máximas acima da média no interior da Região Nordeste, leste da Região Centro-Oeste, oeste da Região Sudeste e Região Sul. Entre os dias 01 e 08 de março, uma onda de calor afetou o Rio Grande do Sul, com registros de temperaturas máximas próximas à 40°C em algumas localidades (Figura 2).

No dia 03/03, por exemplo, a estação meteorológica de Santiago (RS) registrou temperatura máxima de 40,5°C, superando o recorde anterior de 38,2°C, que havia sido registrado em 2020. Outro destaque foi em São Borja (RS), onde a temperatura foi de 40,0°C, superior ao recorde histórico de 38,7°C, também registrado em 2020.

No dia 04/03, a localidade de Quaraí (RS) registrou 38,5°C, com uma diferença de apenas 0,3°C do recorde registrado em 2020. Na parte central do Brasil também foram observadas temperaturas elevadas. Em Porto Murtinho (MG), no dia 07/03/2025, a máxima foi de 39,4°C, levemente acima do recorde de 39,0°C, ocorrido em 2009. Já em Itaboim (MG), a temperatura foi de 40,0°C, bem próximo ao recorde de 40,1°C ocorrido em 2013.

Figura 3: Comparação da Temperatura Máxima (°C) de março de 2025 (laranja escuro) e março - último recorde da série histórica (laranja claro)

*Estação automática

Confira a nota técnica completa AQUI!

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

X: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.