Inmet comemora Dia Meteorológico Mundial com live nesta quinta-feira (23)

A celebração terá como tema “O futuro do tempo, clima e água através das gerações”

Publicado em 21/03/2023 11h39 . Última modificação 22/03/2023 14h30 .

Em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), vai promover, nesta quinta-feira (23), uma live sobre “O futuro do tempo, clima e água através das gerações”, tema escolhido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) para celebrar a data. O ano de 2023 também marca o 150º aniversário de fundação da Organização Meteorológica Internacional, antecessora da OMM, assim como o 60º aniversário do Observatório Mundial do Tempo.

O evento virtual terá transmissão ao vivo pelo canal do Inmet no YouTube e contará com a participação presencial do diretor substituto do instituto, Leonardo Fabio Zaidan e de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e da Defesa Civil Nacional por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). A live também contará com uma palestra do coordenador-geral de Ciências da Terra do Inpe, Gilvan Sampaio.

As comemorações terão como foco o futuro, a juventude, os dados e a ciência abrangendo três elementos: olhar para trás, viver o presente e olhar para frente. “O tempo, o clima e o ciclo da água não conhecem fronteiras políticas. A cooperação internacional é essencial e esta filosofia tem impulsionado o trabalho da meteorologia desde 1873 e continuará no futuro”, afirma o secretário-geral da OMM, professor Petteri Taalas.

OMM e a antecipação dos avisos meteorológicos

A Organização Meteorológica Mundial é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) com sede em Genebra, na Suíça, e composta, desde dezembro de 2009, por 193 países membros, incluindo o Brasil.

A OMM busca garantir a liderança mundial em especialização e cooperação internacional em meteorologia, hidrologia, clima, recursos hídricos e questões ambientais, contribuindo para a segurança e o bem-estar da população mundial e a economia das nações.

Desde 23 de março de 2022, quando foi lançada a iniciativa “Alerta Antecipado para Todos”, pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, o esforço para garantir que os sistemas de alerta precoce cheguem, de fato, aos mais vulneráveis nos próximos cinco anos vem ganhando cada vez mais apoio da ONU, de países desenvolvidos e do setor privado.

O diretor substituto do Inmet, Leonardo Fabio Zaidan, destaca a necessidade de eventos para debater o aumento dos fenômenos climáticos extremos no Brasil e a eficácia dos avisos meteorológicos. “Precisamos ampliar os alertas antecipados para diminuir as chances de catástrofes e minimizar os riscos para a segurança alimentar do Brasil”, conclui.

Serviço

Live sobre “O futuro do tempo, clima e água através das gerações”

Data: Quinta-feira (23)

Horário: 15h

Onde: Transmissão ao vivo pelo canal do Inmet no YouTube!

Veja mais: