Inmet celebra o Dia Meteorológico Mundial 2023

"O futuro do tempo, clima e água através das gerações’’ foi o tema deste ano

Publicado em 23/03/2023 17h04 . Última modificação 23/03/2023 17h56 .

O Dia Meteorológico Mundial, foi celebrado na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na tarde desta quinta-feira (23). O evento foi virtual com transmissão ao vivo pelo canal do Inmet no YouTube.

"O futuro do tempo, clima e água através das gerações’’ foi o tema escolhido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), para as comemorações deste ano, com foco no futuro, na juventude, nos dados e na ciência abrangendo três elementos: olhar para trás, viver o presente e olhar para frente.

O ano de 2023 também marca o 150º aniversário de fundação da Organização Meteorológica Internacional, antecessora da OMM, assim como o 60º aniversário do Observatório Mundial do Tempo.

A celebração contou com um breve vídeo, produzido pela OMM, com abertura do tema de 2023, e mensagem do secretário-geral da Organização, Petteri Taalas, pelo Dia Meteorológico Mundial.

Participaram do evento o diretor interino do INMET, Leonardo Zaidan; o secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em exercício, Luiz Antonio Gonçalves Rodrigues; a secretária adjunta da Secretaria de  Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDI/MAPA), Sibelle Silva; o coordenador-geral de Ciências da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilvan Sampaio; o diretor do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Rafael Costa e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

Logo na abertura, o diretor interino do INMET, Leonardo Zaidan, deu as boas-vindas aos convidados e citou a importância de ampliar os alertas meteorológicos antecipados para todos, com intenção de diminuir as catástrofes causadas pelos fenômenos da natureza.

“A meteorologia tem papel fundamental em diversos setores, principalmente na agricultura; existindo uma preocupação maior na segurança alimentar, mas a prioridade será preservar vidas o mais rápido possível”, disse Leonardo Zaidan.

Sibelle Silva, secretária adjunta da SDI/MAPA, apontou os desafios das mudanças climáticas e a importância dos serviços meteorológicos prestados à sociedade brasileira.

“Com inovação a meteorologia vai avançar em inovações agropecuárias em prol da segurança alimentar e do enfrentamento das mudanças do clima”, afirmou Sibelle.

Na oportunidade, o secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em exercício, Luiz Rodrigues, reforçou a importância da troca e da cooperação internacional, em que o compartilhamento de experiências é fundamental para o avanço da meteorologia.

Na ocasião, o coordenador-geral de Ciências da Terra do Inpe, Gilvan Sampaio, apresentou a palestra intitulada “O futuro do tempo, clima e água através das gerações”.

Gilvan Sampaio, mostrou os desafios de hoje diante das mudanças do clima, que são rápidas, e estão ocorrendo em decorrência das emissões de gases.

“A consequência do aumento da temperatura média global pode fazer com que lugares secos fiquem mais secos, e 84% dos desastres naturais estão associados à ausência ou excesso de chuva. Precisamos melhorar o monitoramento da água, pois a demanda por ela é crescente. Não é possível fazer meteorologia sem a união de instituições”, finalizou Gilvan.

Sobre a OMM e a antecipação dos avisos meteorológicos

A Organização Meteorológica Mundial é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) com sede em Genebra, na Suíça e é composta, desde dezembro de 2009, por 193 países membros, incluindo o Brasil.

A OMM busca garantir a liderança mundial em especialização e cooperação internacional em meteorologia, hidrologia, clima, recursos hídricos e questões ambientais, contribuindo para a segurança e o bem-estar da população mundial e a economia das nações.

Desde 23 de março de 2022, quando foi lançada a iniciativa “Alerta Antecipado para Todos”, pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, o esforço para garantir que os sistemas de alerta precoce cheguem, de fato, aos mais vulneráveis nos próximos cinco anos vem ganhando cada vez mais apoio da ONU, de países desenvolvidos e do setor privado.

O Dia Meteorológico Mundial é celebrado todos os anos em 23 de março e comemora a criação, em 1950, da Organização Meteorológica Mundial – OMM, agência especializada das Nações Unidas (ONU) que trata do clima, do tempo e da água. O Brasil é signatário da OMM desde o seu surgimento.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.



A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: