INMET e CNseg firmam parceria para divulgar Avisos de eventos meteorológicos severos

Consolidando a parceria, o INMET participou também nesta quarta-feira (22) do Seminário intitulado “Clima: Monitoramento de Dados e Gestão de Riscos”, promovido pela CNseg.

Publicado em 24/06/2022 09h18 . Última modificação 19/01/2023 09h35 .

À medida que cresce o impacto dos desastres naturais de grandes proporções sobre a população brasileira, aumenta também a atenção de todos os setores que dependem da previsão do tempo e do clima para suas atividades. Em função disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) firmam parceria para a divulgação de Avisos sobre a previsão de ocorrência de eventos severos do clima em território brasileiro e, dessa forma, contribuir para a mitigação de seus impactos.

Consolidando a parceria, o portal da CNseg está disponibilizando, a partir de agora, um banner (Figura 1) com link para a página dos Avisos meteorológicos do Inmet (Alert-AS), que permitirá acompanhar os tipos de Avisos para o Brasil. Quando o Inmet lançar um Aviso Vermelho (Grande Perigo) referente às expectativas de desastres naturais, a exemplo do que ocorreu recentemente em Petrópolis (RJ) e Recife (PE), um banner (pop-up) aparecerá imediatamente com essa informação na página inicial da CNseg.

De acordo com a diretora-executiva da CNseg Solange Beatriz Palheiro Mendes “esse serviço, além de ajudar a população a se proteger contra as consequências dos desastres naturais, também vai permitir que as seguradoras fiquem ainda mais preparadas para atender de forma eficiente e rápida as demandas de seus segurados. A parceria com o Inmet fornecerá, ainda, subsídios para uma melhor precificação dos produtos do setor segurador impactados pelas mudanças climáticas, além de apoio para ações de prevenção".


Figura 1. Tela da página inicial da CNseg com o alerta de Aviso meteorológico do Inmet.

Fortalecendo a parceria, o INMET participou nesta quarta-feira (22) do Seminário intitulado “Clima: Monitoramento de Dados e Gestão de Riscos”, promovido pela CNseg.

O Seminário teve como objetivo abordar as consequências econômicas do aumento da temperatura global e as ações para o gerenciamento dos riscos climáticos pelo setor de seguros.

Na ocasião, o coordenador-geral de Modelagem Numérica do INMET, Paulo Costa, mostrou a atualização dos cálculos das “Normais Climatológicas (1991-2020)” dos últimos 30 anos e a importância de identificar possíveis mudanças meteorológicas no Brasil. Também discursou os números que demonstram que o aquecimento global é uma realidade entre nós, e depende de políticas públicas e adesão das atividades privadas para reduzir seus impactos. Nesse contexto, apontou o regime de chuvas sendo cada vez mais irregular nos últimos anos, produzindo severos danos nas regiões rurais e urbanas.

“Além de chover menos, olhando os dados das últimas três décadas, quando chove, a chuva é muito forte em áreas adensadas ou fora do padrão no calendário agrícola, provocando danos dos mais variados”, assinalou ele.

O INMET, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, gera informações meteorológicas importantes no processo de tomada de decisão, sobretudo no campo, e seus indicadores são estratégicos para os Seguros Paramétricos, chamado “SIM-INMET”, auxiliando na tomada de ações, planejamento e prevenção nos impactos climáticos.

“Com o SIM-INMET fatiamos as informações meteorológicas para entregar ao cliente dados confiáveis para uso do mercado financeiro, promovendo a acurácia da mensuração de risco”, disse Paulo Costa.

Participaram dos debates a subscritora sênior de Agro da (Swiss Re Brasil Resseguros), Isabel Ponce de León; o superintendente de Produtos Agro da (Tokio Marine) e presidente da Comissão de Seguro Rural da FenSeg, Joaquim Cesar Neto; o vice-presidente e sócio da (NEWE Seguros), Rodrigo Motron, e a diretora de Risk Management da (Zurich Brasil Seguros), Samya Paiva.




O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial


Veja mais: