Região Sul terá fim de semana gelado

A previsão indica temperaturas em torno de zero grau na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e nas serras gaúcha e catarinense

Publicado em 02/09/2022 13h47 . Última modificação 02/09/2022 14h57 .

Nesta sexta-feira (2), uma frente fria vai causar chuvas intensas, com trovoadas e rajadas de vento, entre Santa Catarina e o sul do Paraná. A previsão mostra ainda uma pequena possibilidade de queda de granizo nas mesmas localidades.

A frente fria, seguida de uma massa de ar polar, também começa a derrubar as temperaturas na Região Sul a partir desta sexta até segunda-feira (5). No domingo (4), a previsão indica temperaturas em torno de zero grau na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e nas serras gaúcha e catarinense. Veja figura 1.

Figura 1: Mapa da previsão de temperaturas mínimas (modelo Cosmo-Inmet) para o dia 4 de setembro de 2022 às 6h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.


Geada

Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, também poderá ter formação de geada na madrugada e ao amanhecer e deste sábado (3).

Já no domingo, a geada poderá ocorrer de forma mais ampla, com intensidade fraca no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná, e de intensidade moderada nas regiões serranas do RS e de SC e na Campanha Gaúcha (figura 2).

Figura 2: Mapa da previsão de geada para o dia 4 de setembro de 2022 às 6h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.


Na segunda-feira, o ar frio começa a perder força, diminuindo a intensidade do frio na Região Sul do País.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: