Novembro de 2022 foi marcado por temperaturas baixas em grande parte do País

Uma massa de ar frio e intensa na Região Sul causou queda das temperaturas, geada e neve no Planalto de Santa Catarina

Publicado em 16/12/2022 13h28 . Última modificação 16/12/2022 13h53 .

No Brasil, o mês de novembro é caracterizado por temperaturas médias entre 18°C e 26°C (tons em amarelo na figura 1a) no centrossul do País e valores superiores a 26°C (tons em laranja na figura 1a) nas regiões Norte e Nordeste. No entanto, em 2022, a chegada de uma massa de ar frio e intensa na Região Sul e seu avanço para a área central do Brasil, no início do mês, causou queda das temperaturas, geada e registro de neve no Planalto de Santa Catarina. 

Além de dias chuvosos em novembro, a massa de ar frio também foi responsável por desvios negativos de temperatura em grande parte do Brasil (tons em azul na figura 1b), com valores de até 3ºC abaixo da média, principalmente, em áreas do Leste do País.

Figura 1: Média histórica (a) e desvio da temperatura média do ar (b) em 2022, expressa em °C, para o mês de novembro. Período de referência: 1991 – 2020. Fonte: INMET.


O Inmet destaca ainda que, ao analisar separadamente as regiões geográficas do Brasil, o mês de novembro de 2022 foi o mais frio na Região Sudeste nos últimos 61 anos, com desvio de temperatura chegando a 2,1°C abaixo da média histórica. Nas regiões Sul e Nordeste, novembro de 2022 foi o sexto mês mais frio desde 1961, com desvios negativos de temperatura média de 1,3°C e 0,9°C, respectivamente.

Confira o balanço de novembro completo AQUI

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: