INMET divulga a previsão climática para os próximos 6 meses no Brasil

A previsão inicia no final de novembro de 2021 e se estende até abril de 2022.

Por Viviane Samara Barbosa Nonato - publicado 18/11/2021 13h51 . Última modificação 18/11/2021 17h33 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) comemorou seus 112 anos nesta quinta-feira (18). Para marcar a data, foi lançada a Previsão Climática de 6 meses durante o Evento online: INMET 112 ANOS.

A Previsão mostra a tendência de como serão os próximos seis meses, baseado na observação de dados passados e no comportamento da atmosfera, sendo diferencial para a tomada de decisão do produtor rural, para o planejamento da geração hídrica e a viabilidade do transporte nas principais bacias hidrográficas do país.

Veja a Previsão de Chuva detalhada para os próximos 6 meses:

O modelo de previsão de clima para os próximos 6 meses compreende três Estações: Primavera, Verão e Outono. A previsão inicia no final de novembro de 2021 e se estende até abril de 2022.

Novembro tem se mostrado um mês com muita chuva na faixa centro-norte do Brasil e, o resultado do modelo do Inmet indica que até o final do mês esse padrão será mantido. Além disso, são previstas chuvas abaixo da média para a Região Sul.

A previsão para dezembro indica chuvas abaixo da média (entre 10 e 50 mm) no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, norte de Minas Gerais, Acre, sudoeste do Amazonas e em áreas do MATOPIBA (região que abrange áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Nas demais áreas, as chuvas deverão ficar próximas ou ligeiramente acima da média.

Em janeiro são previstas chuvas abaixo da média em Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo e no centro do Mato Grosso do Sul, sul e leste de Tocantins, sul do Piauí e na Bahia (exceto no leste do estado). A Região Sul poderá ter chuvas de ligeiramente acima da média, assim como o estado de São Paulo e a faixa norte do Brasil.

Fevereiro poderá ter chuvas irregulares em praticamente toda a região central e o Sul do País. Destaque para áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina onde o modelo indica, novamente, chuvas abaixo da climatologia (média).

No início do Outono (meses de março e abril), o modelo de previsão climática do Inmet indica chuvas abaixo da média na Região Sul e também no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso. Em março de 2022, a tendência é de chuva acima da média no Amazonas, Roraima, Pará, Piauí e centro e sul do Ceará. Também há uma tendência de chuva acima da média no sul de Minas Gerais e norte de São Paulo, região de reservatórios importantes para o setor elétrico.

Mapa do modelo de previsão climática do Inmet com a previsão de desvio de chuva (mm) para Março/22.

Como fica a Temperatura Média nos próximos 6 meses?

De modo geral, as temperaturas deverão ficar acima da média (até 1°C) na área central do Brasil entre os meses de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022. Na Região Sul, as temperaturas deverão ficar próximas à média durante esse mesmo período.

Os resultados do modelo do INMET para os meses de março e abril de 2022 indicam temperaturas de normal a acima da média para praticamente toda a Região Sul. Esse pode ser um sinal de que ainda não haja formação de geadas no início do outono.

Lembrando que essas previsões são atualizadas mensalmente e que há um aprimoramento contínuo dos resultados.


Confira a Previsão Climática para os próximos 6 meses AQUI.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados em nossa página oficial portal.inmet.gov.br, em nosso aplicativo e em nossas redes sociais:


Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: c/INMETOFICIAL

LinkedIn: company/inmetbr

Veja mais:

INMET 112 ANOS