Entenda o que são chuvas isoladas
Esse tipo de chuva é muito comum em regiões tropicais, costumam acontecer com maior frequência no verão e, normalmente, tem curta duração
Apesar de bastante reproduzida por meteorologistas, a expressão “chuvas isoladas” ainda causa dúvidas ou incertezas sobre o seu real significado.
Ao contrário do que o nome remete, chuvas isoladas não são aquelas que atingem áreas desabitadas. As chuvas isoladas podem ocorrer em qualquer lugar, inclusive, em grandes metrópoles.
Acontece que, em dias muito úmidos e quentes, a quantidade de água que evapora na atmosfera aumenta significativamente. Esse processo é chamado convecção e provoca a formação de nuvens carregadas, o que resulta na ocorrência de chuva em um ponto isolado.
Na meteorologia, as chuvas isoladas são consequências das nuvens convectivas. Esse tipo de chuva é muito comum em regiões tropicais, principalmente, no verão e costumam ter curta duração. Apesar disso, a intensidade é bastante variada.
Assista ao vídeo sobre chuvas isoladas:
É importante lembrar que, ao contrário das chuvas isoladas, as chuvas generalizadas atingem áreas mais amplas como cidades ou regiões inteiras.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET