Em seu Aniversário de 112 anos, INMET apresenta a previsão detalhada para os próximos 6 meses no Brasil

Para marcar a data, foi realizado um evento online que contou com o lançamento da Previsão Climática para os próximos 6 meses.

Publicado em 18/11/2021 12h56 . Última modificação 19/01/2023 09h37 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), comemora hoje 18 de novembro, 112 anos de serviços prestados à sociedade brasileira.

Para marcar a data, foi realizado um evento online que contou com o lançamento da Previsão Climática para os próximos 6 meses.

Durante a abertura do evento o diretor do INMET, Miguel Lacerda de Oliveira, agradeceu à todos aqueles que se dedicam e prestam serviços ao órgão, ressaltou a importância da comunicação está ligada a meteorologia, fazendo à informação chegar ao usuário final. “Agradeço aos funcionários pela dedicação, o cuidado e a alegria depositada no trabalho feito no INMET, com foco no cidadão brasileiro. Que esse seja mais um aniversário de muitos que virão pela frente, onde a meteorologia possa melhorar a qualidade de vida dos brasileiros”.

A previsão climática para 6 meses vai possibilitar ao produtor rural prever e se preparar para as próximas colheitas ou plantio, segundo Miguel Lacerda de Oliveira. 

Para o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Camargo “112 anos de história não é para qualquer um, isso mostra que há importância no trabalho feito. Estou muito realizado com a entrega da previsão climática para os próximos 6 meses, comemoro esse avanço importantíssimo para a agricultura, defesa civil e toda a sociedade”.

“Esse lançamento é uma grande prestação de contas para a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, pois era um dos sonhos dela principalmente pela atuação no agronegócio”, afirmou Fernando Soares. 

Cleber Oliveira Soares, secretário-adjunto da SDI/MAPA, ressaltou as poucas instituições no Brasil que conseguem celebrar 112 anos. Para ele o INMET tem uma importância vital e estratégica para todos os setores econômicos. “Parabenizo pelas conquistas e a entrega de hoje com relação a previsão climática para os próximos 6 meses.  Apostamos no INMET pela inovação meteorológica e por este motivo queremos continuar fortalecendo e investindo” disse.

Na ocasião, doutor em meteorologia da UFLA e consultor na Coordenação de Modelagem Numérica do INMET, Fábio Cunha Conde, apresentou o lançamento da Previsão Climática para os próximos 6 meses, onde o modelo de previsão de clima se inicia no final de novembro de 2021 e se estende até abril de 2022, tornando-se um diferencial para a tomada de decisão do produtor rural, para o planejamento da geração hídrica e a viabilidade do transporte nas principais bacias hidrográficas do país. Há mais de 10 anos o Instituto já fornece a previsão climática de três meses, com o Prognóstico Climático Trimestral, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


A Transmissão ocorreu pelo canal do INMET no Youtube: https://bit.ly/3hFGUOf 


Confira a Previsão detalhada para os Próximos 6 meses
AQUI. 



A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados em nossa página oficial portal.inmet.gov.br, em nosso aplicativo e em nossas redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: c/INMETOFICIAL

LinkedIn: company/inmetbr