Chuvas intensas podem atingir o litoral do Paraná e litoral sul de São Paulo a partir de domingo (26)

A previsão também indica trovoadas e rajadas de vento nestas áreas

Publicado em 24/03/2023 14h36 . Última modificação 24/03/2023 14h40 .

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica pancadas de chuvas, trovoadas e rajadas de vento no litoral sul de São Paulo a partir da noite do próximo domingo (26). No decorrer do sábado (25), haverá a formação de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e o norte da Argentina. Este sistema deve chegar ao sul do estado de São Paulo na noite de domingo.

Com o avanço da frente fria, as áreas de instabilidade se fortalecem, também, pela temperatura da superfície do mar, que segue mais elevada do que a média para época do ano. As chuvas litorâneas mais significativas devem começar, na tarde de domingo, no litoral do Paraná, avançando para o litoral sul de São Paulo à noite.

Mesmo com a divergência entre os diferentes modelos meteorológicos analisados acerca dos volumes de chuva previstos, não se descartam acumulados de cerca de 100 milímetros (mm), se entre outros fatores, o núcleo das instabilidades se aproximar do litoral (figura 1), porém, por enquanto, a maior probabilidade é de volumes de até 50 mm nas áreas citadas.

Figura 1: Mapa de precipitação (chuva) acumulada em seis horas do modelo GFS, entre as 21h do domingo (26) e as 3h da segunda-feira (27).


O Inmet já emitiu um aviso meteorológico especial de nível amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas entre a tarde de domingo (26) e a manhã de segunda-feira (27), conforme figura 2. Confira aqui

Figura 2: Mapa com previsão de chuvas intensas entre domingo (26) e segunda-feira (27). Fonte: Inmet.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: