Chuvas intensas continuam até o início da próxima semana em grande parte do Brasil

Fortes chuvas serão provocadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e pela umidade vinda do oceano para o continente

Publicado em 25/11/2022 14h07 . Última modificação 25/11/2022 14h26 .

Na noite dessa quinta-feira (24), um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provocou muita chuva em áreas do Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Pará, conforme notícia publicada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nestas áreas, os maiores acumulados de chuva na manhã desta sexta-feira (25) foram de 106,8 milímetros (mm) em Vila Velha (ES), 96,4 mm em Teófilo Otoni (MG) e 94,8 mm em Vitória (ES). Na capital capixaba, o volume total em novembro (até às 9h desta sexta) é de 283,6 mm, valor que representa 21% acima da média para todo o mês (233,6 mm).

A ZCAS é uma persistente banda de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste, que se estende desde a Amazônia até o Oceano Atlântico. Ela atua nos meses de primavera e verão no Hemisfério Sul, sendo um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela reposição hídrica deste período. Além disso, a ZCAS está associada a uma sequência de dias chuvosos e costuma provocar grandes volumes, que, por vezes, ocasionam grandes impactos, como alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra, resultando em enormes prejuízos à população nas áreas atingidas.

O atual episódio de ZCAS deverá persistir até, pelo menos, a próxima segunda-feira (28). A figura 1 mostra a representação gráfica da ZCAS (em verde) na carta sinótica (representação gráfica do campo de pressão atmosférica) da noite de quinta-feira (24), enquanto a figura 2 apresenta a previsão de possível posicionamento da ZCAS (áreas em azul) para a noite de domingo (27). Ou seja, a banda de nebulosidade pode atuar no Amazonas, Acre, norte de Rondônia e do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, norte de Minas Gerais e de Goiás e no Espírito Santo.

Figura 1: Carta sinótica dessa quinta-feira (24), às 21h. Fonte: Inmet.

Figura 2: Previsão de possível posicionamento da ZCAS na noite domingo (27). Fonte: Inmet.


A figura 3 apresenta a previsão de acumulado de chuva entre a noite dessa quinta-feira (24) e a noite de sábado (26). Áreas do Espírito Santo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro podem ter totais de chuva superiores a 125 mm neste período. O inmet já emitiu um aviso de chuva intensa válido até a manhã de sábado (26). Confira!


Figura 3: Previsão de chuva entre a noite do dia 24 e a noite do dia 26 de novembro. Fonte: Inmet.

Volumes expressivos de chuva em parte da Região Sul serão provocados pela baixa pressão ao longo da coluna atmosférica e por ventos intensos vindos do mar em superfície

As chuvas intensas vão continuar em áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e litoral e Vale do Ribeira, em São Paulo, até, pelo menos, segunda-feira (28) devido à circulação ciclônica dos ventos ao longo da coluna atmosférica. Além disso, a partir desta sexta-feira (25), as chuvas se intensificarão no leste de Santa Catarina, incluindo o Vale do Itajaí, no leste do Paraná e no litoral sul de São Paulo. A previsão indica totais de chuva superiores a 200 mm até a noite de quarta-feira (30), especialmente, no litoral norte de Santa Catarina, leste e litoral sul do Paraná e Vale do Ribeira, em São Paulo (área em cinza na figura 4).

Figura 4: Previsão de total de chuva entre a noite de quinta-feira (24) e a noite de quarta-feira (30). Fonte: Inmet.


Os ventos em superfície também se intensificarão no litoral sul da Bahia e litoral do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina entre esta sexta-feira (25) e segunda-feira (28). Áreas em laranja e vermelho na figura 5 indicam rajadas de vento entre 72 e 100 km/h. Dois avisos meteorológicos de ventos fortes foram emitidos pelo Inmet para estas áreas e podem ser consultados aqui e aqui.

Figura 5: Animação da previsão da rajada de ventos entre sexta-feira (25) e segunda-feira (28). Fonte: Inmet.


Vale destacar a importância do acompanhamento das atualizações desta nota nos próximos dias devido a possíveis variações das áreas mais afetadas pelos maiores totais de chuva.

Diante do cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia solicita que a população fique atenta aos avisos meteorológicos de tempo severo do Inmet e, também, às recomendações da Defesa Civil de suas cidades.



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: