Chuvas intensas atingem grande parte do Brasil a partir de hoje (24)

Canal de umidade provocará fortes chuvas em áreas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste

Publicado em 24/11/2022 10h54 . Última modificação 24/11/2022 11h59 .

A partir da tarde desta quinta-feira (24), a formação de um canal de umidade provocará chuvas fortes, que podem ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas, em áreas do Pará, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e, especialmente, na região do Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e norte de Minas Gerais, além do Espírito Santo. Em algumas localidades, não se descarta a ocorrência de queda de granizo.

A figura 1 apresenta a previsão de acumulado de chuva entre a noite de quarta-feira (23) e a noite de sexta-feira (25). Áreas do Espírito Santo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro podem ter totais de chuva superiores a 125 milímetros (mm) neste período. Veja, também, o aviso de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) válido até a manhã de sexta-feira (25) em https://alertas2.inmet.gov.br/41090.

Figura 1: Previsão de chuva entre a noite do dia 23 e a noite do dia 25 de novembro. Fonte: Inmet.

A tendência é que o canal de umidade, associado a outros fatores, dê origem a mais um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) a partir da noite desta quinta-feira (24), atuando, pelo menos, até a próxima segunda-feira (28). A ZCAS é uma persistente banda de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste, que se estende desde a Amazônia até o Oceano Atlântico. Atua nos meses de primavera e verão no Hemisfério Sul, sendo um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela reposição hídrica deste período. A ZCAS está associada com uma sequência de dias chuvosos e costuma provocar grandes volumes, que, por vezes, provocam grandes impactos como alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra resultando em enormes prejuízos à população nas áreas atingidas.

A figura 2 apresenta a previsão de possível posicionamento da ZCAS (áreas em azul) para a noite de sábado (26). Ou seja, a banda de nebulosidade pode atuar no Amazonas, Acre, norte de Rondônia e do Mato Grosso, Pará, Tocantins, sul do Maranhão e do Piauí, Bahia, norte de Minas Gerais e de Goiás e no Espírito Santo.

Figura 2: Previsão de possível posicionamento da ZCAS na noite sábado (26). Fonte: Inmet.


Baixa pressão ao longo da atmosfera e ventos intensos vindos do mar em superfície provocarão volumes de chuva expressivos em parte da Região Sul

Além da condição anteriormente mencionada, a circulação dos ventos ao longo da coluna atmosférica favorecerá a persistência de chuvas intensas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e litoral e Vale do Ribeira, em São Paulo, até, pelo menos, a segunda-feira (28). Ainda a partir de sábado (26), as chuvas se intensificarão no litoral norte de Santa Catarina, incluindo o Vale do Itajaí, no leste do Paraná e no litoral sul de São Paulo. A previsão indica totais de chuva que podem superar 200 mm até a noite de quarta-feira (30), especialmente, no litoral do Paraná (área em cinza na figura 3).

Figura 3: Previsão de total de chuva entre a noite de quarta-feira (23) e a noite de quarta-feira (30). Fonte: Inmet.


Os ventos em superfície também se intensificarão no litoral de São Paulo, Paraná e de Santa Catarina entre o sábado (26) e a segunda-feira (28). Áreas em laranja e vermelho na figura 4 indicam rajadas de vento entre 72 e 100 km/h.

Figura 4: Animação da previsão da rajada de ventos entre sábado (26) e segunda-feira (28). Fonte: Inmet.


Vale destacar a importância do acompanhamento das atualizações desta nota nos próximos dias devido a possíveis variações das áreas mais afetadas pelos maiores totais de chuva.

Diante do cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia solicita que a população fique atenta aos avisos meteorológicos de tempo severo do Inmet e, também, às recomendações da Defesa Civil de suas cidades.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: