Balanço: Belo Horizonte (MG) registrou índices de umidade menores que 30% ao longo do mês de agosto
Agosto foi seco e com grande variação das temperaturas na capital mineira.
Agosto foi seco e com grande variação das temperaturas em Belo Horizonte (MG), contudo este comportamento condiz com a climatologia mensal da cidade.
O gráfico abaixo mostra que houve chuva fraca na capital mineira no dia 10, porém esta chuva ocorreu de forma isolada apenas nas regiões oeste e centro-sul da cidade. No fim do mês as demais estações meteorológicas do Inmet na capital contabilizavam 106 dias sem chuva.
Houve grande variação das temperaturas, com a máxima aproximando ou chegando a 30ºC em apenas 5 dias. A temperatura mínima manteve-se, novamente, acima de 12ºC, caindo para 10ºC em apenas 2 dias. Na média mensal, as temperaturas, máximas e mínimas, estiveram dentro da normalidade. Na maior parte do mês, as manhãs foram frias e às tardes com temperaturas amenas. Índices de umidade inferiores a 30% foram recorrentes ao longo do mês.
Figura 1 – Gráfico contendo as temperaturas máximas, mínimas e precipitação, da estação convencional, com suas respectivas normais climatológicas (1991-2020).
Veja o Balanço Completo AQUI
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET