Aviso laranja para chuva deixa 16 estados em atenção, hoje (4)

Sistemas como a ZCAS, ZCIT e VCAN têm favorecido as instabilidades

Publicado em 04/02/2025 11h14 . Última modificação 04/02/2025 11h38 .

Áreas de 16 Estados do país estão em atenção com aviso laranja de perigo para chuvas intensas entre hoje (4) e amanhã (5), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). As condições atmosféricas indicam a persistência de chuvas em regiões do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, São Paulo, Paraná e em partes do litoral nordestino.

A previsão indica volumes de chuva que pode chegar a 100 mm em 24 horas, além de ventos intensos, que podem atingir até 100 km/h.

Destaque para o estado de São Paulo, que continua em alerta devido aos volumes expressivos registrados na última semana. A previsão do INMET é que esse cenário persista nos próximos dias.

O volume de precipitação nessas regiões é causado por três sistemas meteorológicos: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT); e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que, combinados, intensificam as instabilidades em grande parte do país.

Demais áreas

De norte a sul, os acumulados totais de precipitação podem chegar a 50 mm até amanhã (5) em áreas de 21 estados do país, além do Distrito Federal, conforme o aviso amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas emitido pelo INMET.

As exceções são os estados de Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde o tempo deve permanecer firme e com temperaturas elevadas.

Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: