Política e Privacidade

Introdução

Ao usar o aplicativo do INMET, você pode nos informar alguns dados opcionais. Temos o compromisso de manté-los protegidos.

Este aviso descreve os dados que coletamos, como eles são usados e as suas opções com relação a esses dados. Recomendamos ler este aviso que destaca os pontos das nossas práticas de privacidade.


Visão Geral

Este aviso aplica-se aos usuários dos serviços do INMET em todo o mundo, incluindo usuários de aplicativos e sítio de internet. Os dados coletados estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


Coleta de Dados

Os dados a seguir são coletados OPCIONALMENTE pelo INMET em seu aplicativo:

  • Localização via GPS do dispositivo
  • E-mail informado manualmente pelo usuário (validado via envio de link)
  • Nome informado manualmente pelo usuário (não é validado)
  • Instituição informada manualmente pelo usuário (não é validado)

Fora as informações acima listadas, nada mais é coletado.

Uso dos Dados

Localização

Os dados de GPS NÃO SÃO ARMAZENADOS em banco de dados ou qualquer outro meio lógico. Esses são utilizados para associação de um município ao usuário com objetivo de para envio de notificações, também OPCIONAIS, de previsão do tempo da localidade e de avisos de eventos meteorológicos previstos para a localidade.

As notificações fazem parte da personalização que o usuário tem com o aplicativo.

O código de município NÃO fica associado ao nome/email que podem ter sido fornecidos pelo usuário. Não há qualquer informação que possa ser associada para a identificação do usuário.

Os sistemas de sítio de internet do INMET NÃO utilizam geo-localizador. Apenas utilizam o município que o usuário fornece, quando/se o usuário o fornecer.

Por padrão, Brasília-DF é utilizada no sítio de internet. Caso o usuário opte por não permitir o uso do GPS de seu dispositivo, também será associdado a Brasília-DF.


Nome e E-Mail

O usuário, caso assim deseje, pode cadastrar-se para receber previsão do tempo e/ou avisos meteorológicos para seus munícipios e/ou regiões de interesse.

Esse cadastro é uma OPÇÃO do usuário. Não implica em personalização do aplicativo. O mesmo cadastro pode ser feito tanto pelo aplicativo quando pelos sítio de internet do INMET.

No cadastro, apenas o e-mail fornecido é verificado quanto a sua validade. As demais informações não são verificadas.

ESTE CADASTRO NÃO É, E NUNCA SERÁ, UTILIZADO PARA ANUNCIOS DE PRODUTOS E/OU MARKTING DE QUALQUER FORMA.

O USUÁRIO PODERÁ OPTAR POR NÃO MAIS RECEBER MENSAGENS A QUALQUER MOMENTO.

A BASE DE EMAILS/NOMES NUNCA SERÁ VENDIDA, FORNECIDA OU CONHECIDA POR QUALQUER ENTIDADE, MESMO PÚBLICA, QUE NÃO SEJA O INMET.

Vários sistemas de segurança estão protegendo estas informações.