Áreas do Norte do país em atenção para chuvas nesta segunda-feira (14)
Temporais alcançam ainda o noroeste de Mato Grosso
A condição de chuvas fortes persiste em parte da Região Norte, e a previsão para esta segunda-feira (14) é de volumes significativos que podem chegar aos 100 mm, principalmente entre a tarde e a noite. Com aviso laranja (perigo) emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas em alerta são o oeste do Pará, o leste do Amazonas, todo o Acre, parte de Rondônia, abrangendo ainda o noroeste de Mato Grosso.
Nesta época do ano, as chuvas nessas localidades são comuns e chamadas de “inverno amazônico”, quando os volumes são mais significativos em relação a outras partes do país. Além das chuvas previstas para hoje (14), a população dessas áreas deve ficar em alerta para rajadas de vento, que podem chegar aos 100 km/h.
O sul de Roraima também tem previsão de chuva, mas com grau de severidade menor, conforme aviso amarelo (perigo potencial) emitido pelo Inmet , em que são esperados volumes de até 50 mm e ventos de até 60 km/h.
Mais chuvas
Chuvas com grau de severidade menor também vão atingir áreas de outros estados do país, como o Maranhão, Piauí, oeste da Bahia, parte do Centro-Oeste e Sudeste. Nessas localidades, são esperados volumes entre 30 mm e 50 mm, acompanhados de ventos com intensidade de até 60 km/h.
Há previsão de temporais com mais intensidade a partir da madrugada de amanhã (15) entre o sul de Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraná e o noroeste de Santa Catarina. A condição de chuvas para essas regiões deve se estender até quarta-feira (16), com volumes que podem chegar a 50 mm.
⚠️Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
X: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET
LinkedIn:/company/inmetbr