O que é Zona de Convergência do Atlântico Sul? Entenda agora!

Entre o fim da primavera e o verão, o sistema meteorológico provoca chuvas intensas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do País

Publicado em 26/01/2023 14h37 . Última modificação 06/03/2023 14h53 .

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão. Definida como um corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela faixa central do País, a ZCAS, eventualmente, também pode se deslocar para cima ou para baixo e atingir, também, os estados da Bahia e do Paraná. O sistema é facilmente identificado em imagens de satélite devido à organização das nuvens.

O sistema é resultado do comportamento dos ventos em altos e baixos níveis da atmosfera com a formação de uma frente fria, de um centro de baixa pressão ou de uma área alongada de baixa pressão em superfície.

Fenômenos como o El Niño e a La Niña interferem na formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, dificultando ou favorecendo a formação e atuação do sistema. De maneira geral, o El Niño pode atrapalhar a organização da ZCAS, enquanto a La Niña pode colaborar.

Entre os meses de novembro e fevereiro, os episódios de ZCAS se formam, com duração de quatro a dez dias em média, provocando grandes volumes nas regiões afetadas. Em algumas localidades, o total de chuva pode chegar a cem milímetros (mm), ou superar este valor, ao final de cada evento. Vale lembrar que também é possível observar os primeiros episódios do sistema já no mês de outubro.

Os volumes significativos de chuva abastecem alguns dos principais reservatórios do País e garantem uma reserva de água importante para o período seco do ano. Por outro lado, a chuva causada pela ZCAS também pode provocar desastres naturais, como alagamentos, deslizamentos de terra, cheias dos rios, entre outros.

Assista ao vídeo sobre ZCAS abaixo:


Episódios de ZCAS

Nos últimos meses, chuvas intensas atingiram as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Ainda em 2022, no final da primavera, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul foi responsável pelos volumes expressivos de chuva no Centro-Oeste, Sudeste e sul do Pará, do Tocantins e da Bahia.

Já em 2023, a formação do primeiro episódio de ZCAS ocorreu na noite do dia 4 de janeiro, provocando grandes acumulados de chuva no sul da Região Amazônica e em parte do Centro-Oeste e Sudeste. Entre novembro de 2022 e janeiro deste ano, cinco episódios do sistema foram identificados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Impacto na agricultura

Na agricultura, o volume de chuva decorrente da ZCAS é importante para o desenvolvimento e crescimento das culturas de primeira safra, principalmente, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

No entanto, dependendo do tempo de duração do episódio de ZCAS em uma mesma localidade e da sua intensidade, o sistema pode ocasionar um excedente hídrico e atrapalhar algumas atividades no campo.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: