ZCAS provoca chuva volumosa em parte do Brasil nos próximos dias

Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, Bahia e Minas Gerais são alguns dos estados afetados

Publicado em 24/01/2024 16h13 . Última modificação 24/01/2024 16h22 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta condições favoráveis para chuvas volumosas em diversos estados do Brasil nos próximos dias. Áreas da faixa norte de Mato Grosso, sul do Pará, Goiás e centro-sul da Bahia e do Tocantins podem ser afetadas. Os volumes expressivos também podem atingir o norte do Espírito Santo e as regiões norte, Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri de Minas Gerais.

Essa condição é resultado da atuação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste período chuvoso (símbolo em verde na figura 1), configurada na noite dessa terça-feira (23) e com previsão de atuação até, pelo menos, o próximo fim de semana (dias 27 e 28 de janeiro).

Já em outras áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a combinação entre calor e umidade, potencializada pela atuação de áreas de baixa pressão em baixos e médios níveis da atmosfera vão manter as condições para as típicas pancadas de chuva de verão.

De acordo com o Instituto, podem ocorrer temporais localmente fortes, acompanhados de muitos raios e rajadas de vento, o que pode acarretar em alguns transtornos. A previsão indica que o total de chuva acumulada previsto pelo modelo COSMO (figura 2), entre a noite de terça (23) até a noite de domingo (28), pode superar os 150 milímetros (mm).

Figura 1: Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – símbolo em verde, na carta sinótica referente às 21h do dia 23/01/2024, no horário de Brasília.

Figura 2: Previsão de precipitação (chuva) acumulada pelo modelo COSMO para o período entre as 00UTC do dia 24 (21h – hora de Brasília do dia 23) as 00UTC do dia 29 (21h – hora de Brasília do dia 28).

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial


Veja mais: