Terceiro episódio de ZCAS continua provocando transtornos
Zona de Convergência começou no último sábado (23) atingindo diversas áreas do país
Como havia previsto o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o terceiro episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do período chuvoso 2024/2025 se formou no último sábado (23), provocando transtornos em várias partes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
Hoje (25) este episódio completa seu terceiro dia de atuação, satisfazendo o "critério de persistência mínima adotado (3 dias consecutivos - http://mtc-m21c.sid.inpe.br/co... ).
Este sistema meteorológico, que se formou mais a norte de sua posição climatológica, atua no período chuvoso e é um dos principais sistemas de reposição hídrica sobre parte do Brasil pois, quando está ativo, costuma provocar muita chuva o que acaba gerando fortes impactos sobre as localidades onde ele atua.
Espera-se que este sistema se mantenha atuante até amanhã (26) mantendo algumas áreas do Nordeste, do Norte e extremo norte da região Centro-Oeste ainda em atenção.
A Figura 1 mostra a ZCAS (símbolo em verde) na carta sinótica (representação gráfica dos sistemas meteorológicos que atuam em determinada área) da noite de domingo (24).
Figura 1: Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – símbolo em verde, na carta sinótica referente às 21h do dia 24/11/2024, no horário de Brasília
Veja os maiores acumulados em 72h:
*Uruçuí (PI): 151,8 mm
*São Miguel do Araguaia (GO): 139,8 mm
*Vitória da Conquista (BA): 117,6 mm
*Salinas (MG): 99,8 mm
*Correntina (BA): 99,2 mm
*Caravelas (BA): 97,8 mm
*Salvador (BA): 83,6 mm
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET