Temporais mantêm Região Sul em alerta
Nos próximos cinco dias, os volumes de chuva devem superar 200 milímetros (mm)
Nos próximos dias, o ar quente, úmido e bastante instável segue predominando na região Sul do País. Nesta terça (14) e ao longo da quarta-feira (15), áreas de instabilidade ganham força e devem provocar fortes pancadas de chuva, com rajadas de vento acima de 90 km/h e queda de granizo, especialmente entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Entre quinta (16) e sexta-feira (17), a instabilidade se mantem, com novos temporais em áreas dos três estados. Os maiores acumulados de chuva, entre esta terça e a próxima quinta-feira, devem ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, com valores diários acima de 100 milímetros (mm) em algumas localidades. A figura 1a mostra o acumulado de chuva do modelo Cosmo para os próximos cinco dias, com volumes que podem superar 300 mm nestas áreas.
No sul gaúcho e norte paranaense, não se descartam volumes de chuva pontuais em torno de 50 mm e alguns temporais (figura 1b).
Figura 1: (a) Chuva acumulada de acordo com o modelo Cosmo 7km até as 9h (horário de Brasília) do dia 19/11 e (b) chuva acumulada de acordo com o modelo Cosmo 2,8km até as 9h (horário de Brasília) do dia 16/11.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET