Temporais isolados atingem Região Sul nesta quinta (28) e sexta-feira (29)

No fim de semana, o calor irá predominar na região

Publicado em 28/03/2024 13h44 . Última modificação 28/03/2024 14h18 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que, entre esta quinta-feira (28) e no decorrer da sexta-feira (29), o aumento da umidade ao longo da atmosfera e a passagem de um cavado (área alongada de baixa pressão), em médios níveis, irá favorecer a formação de áreas de instabilidade de rápido deslocamento sobre pontos do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

Este padrão meteorológico irá provocar a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas, que podem ser localmente fortes, queda de granizo e rajadas de vento acima dos 60 km/h em algumas áreas desses dois estados da Região Sul.

De forma localizada, os acumulados de chuva mais significativos ocorrerão entre a metade norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina (figura 1). Em alguns pontos do Paraná, não se descarta a possibilidade de chuva localmente forte, devido ao calor e ao aumento de umidade.

Figura 1: Mapa de chuva acumulada em 48h, até às 21h de sexta-feira (29, pelo modelo Cosmo 2,8 Km.

Calor

De acordo com o Inmet, após a passagem das áreas de instabilidade, as temperaturas vão subir e o tempo seco e quente irá predominar durante o sábado (30), podendo registrar temperaturas máximas acima dos 35°C em parte da Região Sul (figura 2).

Figura 2: Temperatura máxima prevista pelo modelo Cosmo 7km para às 15h (horário de Brasília) de sábado (30).

Já no domingo, uma frente fria vai avançar pelo oceano e trazer, novamente, um aumento de umidade e alguma instabilidade com chuvas isoladas e leve diminuição de temperaturas sobre o sul e oeste do Rio Grande do Sul. Também neste dia, áreas do oeste de Santa Catarina e do Parará podem registrar pancadas de chuva e trovodas, especialmente no fim do dia.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

YouTube: @inmetoficial

LinkedIn: company/inmetbr


Veja mais: