Temporais e granizo vão atingir a Região Sul nos próximos dias

Fim de semana também terá queda das temperaturas e tempo seco

Publicado em 29/03/2023 15h39 . Última modificação 29/03/2023 16h10 .

Entre hoje (29) e sexta-feira (31) a previsão indica temporais com possibilidade de queda de granizo na Região Sul, devido ao predomínio do ar quente e úmido em partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Durante a quinta-feira (30) uma frente fria passa ao sul do Rio Grande do Sul em direção ao oceano, porém o tempo ainda fica abafado.

A figura 1 apresenta os mapas de possibilidade de granizo e indicam a evolução da instabilidade pela Região Sul nos próximos dias. Os tons em azul e verde indicam pequena possibilidade; tons em amarelo e laranja indicam possibilidade média e tons em vermelho e lilás indicam possibilidade alta.




Figura 1. Mapa com a possibilidade de granizo: a) no horário das 09h de quinta-feira (30); (b) às 15h de quinta-feira; c) às 12h de sexta-feira (31) e d) às 18h de sexta-feira.


Na sexta-feira (31) a instabilidade é reforçada pela formação de um ciclone extratropical associado à passagem de uma frente fria mais organizada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Chuvas volumosas com acumulados mais expressivos entre 80 e 100 milímetros (mm) devem ocorrer entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina (ver figura 2). Devido ao aumento da nebulosidade e às chuvas, as temperaturas devem começar a cair a partir da tarde.


Figura 2. Precipitação acumulada em 72h (em mm) prevista pelo modelo Cosmo até a sexta-feira (31).




Em razão dos temporais, rajadas de vento devem ocorrer entre hoje (29) e quinta-feira (30), entretanto, o vento mais contínuo deve ocorrer na sexta-feira (31), devido a passagem da frente fria. No sábado (1), os ventos mais fortes devem ocorrer na faixa litorânea ( figura 3b).

Figura 3. Rajadas de vento previstas para: a) sexta-feira (31) às 15h e (b) sábado (1) às 12h.


No final de semana, uma massa de ar frio e seco afasta a instabilidade e as temperaturas ficam mais amenas durante as madrugadas, até mesmo com chance de geada fraca nos altos das serras gaúcha e catarinense, principalmente na madrugada e manhã de domingo (02). A previsão indica temperaturas mínimas no sábado (01), entre 5°C e 10°C, nas áreas mais frias do sudoeste gaúcho e áreas de serra, enquanto no domingo as mínimas ficam entre 2°C e 5°C nas regiões serranas (ver figura 4).

Figura 4. Temperaturas mínimas previstas pelo Modelo Cosmo: a) no amanhecer de sábado (01) e b) no amanhecer de domingo (02).




O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: