Temporais atingem regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias

A previsão indica chuvas intensas, fortes rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo

Publicado em 25/10/2022 15h59 . Última modificação 25/10/2022 16h08 .

A partir desta quarta-feira (26), a previsão indica temporais, com fortes rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo, principalmente na Região Sul do Brasil e, também, em parte do Sudeste e Centro-Oeste.

O cenário será provocado por áreas de instabilidade, formadas entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, associadas a uma frente fria que vai se deslocar para o oceano.

Nesta quarta, antes da virada no tempo, o Rio Grande do Sul vai registrar altas temperaturas, o que vai provocar os temporais na sequência. Destaque, por exemplo, para a capital gaúcha, que terá máximas em torno de 32°C.

Ainda na quarta, além do Rio Grande do Sul, os temporais vão atingir o sul de Santa Catarina, o extremo oeste do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul (figura 1).


Figura 1: Mapa da previsão de chuva acumulada para o dia 27 de outubro às 12h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.


Na quinta-feira (27), os mesmos estados continuarão sendo afetados de maneira ainda mais ampla. Parte de São Paulo também sofrerá com o cenário.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: