Temporais atingem parte da Região Sul a partir desta terça-feira (16)

Em alguns pontos, os acumulados diários de chuva podem ser acima de 100 milímetros (mm)

Publicado em 15/01/2024 15h40 . Última modificação 15/01/2024 16h21 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que, entre esta terça-feira (16) e a quarta-feira (17), áreas de instabilidade irão se deslocar sobre todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, provocando chuvas intensas e alguns temporais com raios, queda de granizo e rajadas de vento.

A instabilidade será devido a uma ampla e persistente área de baixa pressão atmosférica em superfície que favorece o aumento do fluxo de ar úmido e quente vindo de norte. Essa configuração, combinada ao padrão de ventos em altos níveis, potencializará as áreas de instabilidade entre a Argentina e o Uruguai que, posteriormente, avançam sobre parte da Região Sul do Brasil.

O Inmet prevê acumulados diários de chuva acima de 100 milímetros (mm) em alguns pontos (figura 1a). Ao longo desta semana, o modelo Cosmo indica um total de chuva acima dos 200 mm nas áreas mencionada (figura 1b).

A previsão indica ainda rajadas de vento acima de 90 km/h especialmente no Rio Grande do Sul e no sul e litoral sul de Santa Catarina (figura 2a e 2b)

No Paraná, também podem ocorrer tempestades, de forma mais isolada, em função do calor e da umidade.

A instabilidade perde força a partir da quinta-feira (18), quando o sistema de baixa pressão atmosférica se desloca para o mar, mas ainda deixa o tempo instável entre Santa Catarina e no Paraná, especialmente nas áreas do leste e norte desses estados.

Figura 1: (a) Precipitação (chuva) acumulada em 48h, até as 9h (hora de Brasília) de quarta-feira (17) pelo modelo Cosmo 2,8 km e (b) Precipitação (chuva) acumulada em até 72h, até as 9h (hora de Brasília) de quinta-feira (18) pelo modelo Cosmo 7 km.

Figura 2: Rajadas de vento previstas pelo modelo Cosmo 2,8 km do Inmet - (a) às 22h (hora de Brasília) de terça-feira (16) e (b) às 2h (hora de Brasília) de quarta-feira (17).

Devido às atualizações diárias dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet destaca a importância do acompanhamento das atualizações desta previsão, bem como das emissões dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial


Veja mais: