Temporais atingem a Região Sudeste nos próximos dias

As chuvas vão afetar parte dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Também há possibilidade de queda de granizo

Publicado em 28/04/2023 14h43 . Última modificação 28/04/2023 15h56 .

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica, pelo menos até o próximo domingo (30), áreas de instabilidade, favorecendo a ocorrência de temporais, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e em áreas de São Paulo. Já no centro-leste de Minas Gerais e na área central do Espírito Santo, as condições são favoráveis para a ocorrência de chuvas persistentes entre sábado (29) e segunda-feira (1).

No sábado, a formação de uma área de baixa pressão em médios níveis da atmosfera e seu rápido deslocamento para o litoral paulista vai favorecer o desenvolvimento de áreas de instabilidades e a ocorrência de temporais, com possibilidade de chuva de granizo, em grande parte dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, também, na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba, em São Paulo.

No domingo, o mesmo sistema avança em direção ao continente, mantendo as instabilidades no nordeste e parte do leste de São Paulo e ampliando as áreas com possibilidade de temporais em Minas Gerais. Da mesma forma, o cenário também deve intensificar os temporais no Rio de Janeiro, especialmente na faixa norte do estado.

Na segunda-feira (1), a tendência é que o sistema continue atuando em Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A mudança e evolução do posicionamento do centro de baixa pressão, assim como os índices de instabilidade “Showalter” (hachurado) e “k” (em linhas), previstos pelo modelo COSMO, são apresentadas nas figuras 1 e 2, respectivamente.

Figura 1: Mapas de linha corrente e umidade em 500 hPa, previstos pelo modelo COSMO.

Figura 2: Mapas com os índices de instabilidade Showalter e K, previstos pelo modelo COSMO.

A previsão também indica acumulados significativos de chuva, até 100 milímetros (mm) em 72 horas, para o centro-leste de Minas Gerais e centro-norte do Espírito Santo. A condição de tempo severo (chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento, descargas atmosféricas e granizo) acende um alerta para toda área mencionada.

As figuras 3 e 4 (modelo europeu) mostram a previsão de acumulado de chuva em 96 horas (até o dia 1°), previsto pelos modelos COSMO e GFS. Vale lembrar que, durante todo o período, podem ocorrer temporais no extremo sul da Bahia e em áreas próximas do Vale do Jequitinhonha.


Figura 3: Chuva total acumulada entre os dias 28/04 e 01/05, prevista pelos modelos COSMO e GFS.

Figura 4: Chuva total acumulada entre os dias 28/04 e 01/05, prevista pelo modelo Europeu (ECMWF).


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: