Tempo seco favorece algumas lavouras no centro do País

As chuvas foram mais escassas, o que refletiu na redução do armazenamento de água no solo nessas área

Por Viviane Samara Barbosa Nonato - publicado 22/07/2022 10h35 . Última modificação 22/07/2022 14h32 .

O período seco predomina na parte central do Brasil desde maio. Em algumas localidades do norte de Minas Gerais, oeste da Bahia e no estado de Goiás, não chove há mais de 90 dias, o que é característico para essa época do ano.

Segundo o Boletim Agroclimatológico Mensal do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas foram mais escassas, o que refletiu na redução do armazenamento de água no solo nessas áreas.

Essa condição climática, segundo o último Boletim de Monitoramento Agrícola realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), está sendo favorável para lavouras que se encontram em fase de maturação e colheita.

Para os próximos três meses (agosto, setembro e outubro), o Prognóstico Climático do INMET indica chuvas dentro e acima da média na maior parte do Brasil Central, principalmente no mês de outubro, onde há previsão do retorno gradual das chuvas (figura abaixo).

                            Figura – Mapa de previsão de anomalias (desvio) de precipitação (mm) para o trimestre agosto, setembro e outubro de 2002.



O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


Para maiores informações, acompanhe o portal oficial. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr