'Tempo de Plantar' chega ao INMET com plantio de mudas do Cerrado

Servidores e comunidade se envolveram na ação de sustentabilidade no espaço da instituição

Publicado em 06/12/2024 16h30 . Última modificação 06/12/2024 17h35 .




Mudas de diversas espécies nativas do Cerrado, como os emblemáticos ipês, foram plantados hoje (06) em toda a extensão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), numa ação social e de sustentabilidade que envolveu servidores da instituição e a comunidade, por meio do projeto Sucupira do Instituto Regenerativo Tempo de Plantar.

Doze alunos do ensino fundamental da Escola do Parque da Cidade Proem, convidados para participar da ação pelo projeto Sucupira, e servidores do Inmet plantaram 200 mudas que vão contribuir futuramente para o equilíbrio ambiental e será um antídoto contra as mudanças climáticas.

Durante toda a manhã desta sexta-feira (06), os participantes se dividiram em toda a área verde do INMET para o plantio das mudas nativas do Cerrado. A manhã clara e ensolarada foi uma aliada para a ação social e de preservação ambiental.

A iniciativa é do Comitê Tempo de Plantar do Sudoeste e Octogonal, Região Administrativa do Distrito Federal, o qual inaugurou uma parceria com o Inmet, por meio do “Inmet Portas Abertas” e a expectativa da direção é que a proposta frutifique novas ações nos próximos anos.

O Comitê possui um sonho mais ousado para o futuro: plantar 1 milhão de árvores em todo o país como parte do reflorestamento nacional, adiantou um dos membros, Paulo Roberto Pinto. A iniciativa comunitária surgiu em 2019 e, desde então, o grupo já realizou ações em 14 Estados.

Antes do plantio, os participantes da ação assistiram a uma palestra do meteorologista do Inmet, Mozar Salvador sobre as “Mudanças Climáticas”.