Tempestades atingem a Região Sul nos próximos dias

Após uma semana com calorão e tempo seco, chuvas volumosas voltam à região.

Publicado em 14/03/2024 15h11 . Última modificação 14/03/2024 16h58 .

Uma forte massa de ar quente ainda predomina sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (14), atuando, entre Santa Catarina e o Paraná, até o próximo sábado (16). Entretanto, com o aumento da umidade, novas áreas de instabilidade se deslocarão da fronteira do Uruguai, atingindo o Rio Grande do Sul a partir do final da tarde e no decorrer da sexta-feira (15), provocando pancadas de chuva com trovoadas, rajadas de vento acima dos 70 km/h e possibilidade de queda de granizo. Veja figura 1a.

As condições de tempo severo persistem até a próxima quarta-feira (20), com acumulados significativos de chuva, que podem superar os 200 milímetros (mm) em áreas do centro e oeste do Rio Grande do Sul e acima dos 100 milímetros (mm) nas demais áreas do estado e entre Santa Catarina e o Paraná. Veja figura 1b.

A partir de quarta-feira (20), uma frente fria deve reforçar as áreas de chuva e uma massa de ar frio, atrás desta frente, deve provocar o declínio nas temperaturas, especialmente ao longo da quinta-feira (21).

                                                         a)                                                                                                      b)
Figura 1. (a) Precipitação acumulada em 48h até sábado (16) pelo modelo Cosmo 2,8 Km e (b) Precipitação acumulada em 168h até quarta-feira (20) pelo modelo Cosmo 7Km.


Temperatura


Ao longo desta sexta-feira (15), as temperaturas máximas entram em declínio na maior parte do Rio Grande do Sul, devido ao aumento da nebulosidade e das chuvas, embora continue a sensação de tempo abafado.

Este padrão, será observado entre Santa Catarina e o Paraná a partir de domingo (17). Com a queda das temperaturas máximas, no fim de semana, a onda de calor chega ao fim. Veja figura 2a e 2b.

                                                             a)                                                                                                                                       b)
Figura 2. Temperaturas máximas projetadas pelo modelo Cosmo 7km para (a) sexta-feira (15) e (b) domingo (17).




O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Veja mais: