SÃO PAULO - CAPITAL REGISTRA MÍNIMA DO ANO DE 8,2 °C, A MENOR PARA AGOSTO DESDE 2013

De acordo com as medições da estação meteorológica automática do INMET- Mirante de Santana, Zona Norte da Capital, a temperatura mínima até a tarde de 22 de agosto de 2020 foi a menor do ano com 8,2°C. Para um mês de agosto, é a menor temperatura desde 2013 quando os termômetros registraram 7,6 °C no dia 15.

Publicado em 22/08/2020 17h51 . Última modificação 22/08/2020 18h02 .

De acordo com as medições da estação meteorológica automática do INMET- Mirante de Santana, Zona Norte da Capital, a temperatura mínima até a tarde de hoje foi a menor do ano com 8,2°C. Para um mês de agosto, é a menor temperatura desde 2013 quando os termômetros registraram 7,6 °C no dia 15.

A menor temperatura anterior havia sido registrada ontem, no fechamento do dia meteorológico, quando às nove da noite a mínima era de 8,4°C (o dia meteorológico, para efeito de sincronização da rede de estações mundiais, é considerado a partir das 21h de Brasília, com fechamento às 21h do dia seguinte, ou “00 UTC”- Tempo Universal Coordenado).

Em áreas mais afastadas do centro da capital, a temperatura foi ainda menor. Na estação meteorológica do Inmet no Sesc Interlagos, a mínima foi de 7,8 °C, também a menor do ano. Ontem já havia sido registrada a tarde mais fria do ano com a medição da temperatura de 9,3°C às 15h no Mirante de Santana.

Vale à pena ressaltar que a mínima de hoje ainda pode cair mais à noite, podendo vir a suplantar a marca desta mínima, uma vez que o resfriamento noturno será intenso com a diminuição da nebulosidade (fenômeno na meteorologia conhecido por perda radiativa).

O frio continua intenso nesta noite e na próxima madrugada e amanhecer; as mínimas permanecem no mesmo patamar das de hoje.: entre 7°C a 8°C na cidade, podendo baixar de 6°C nas áreas rurais do município. Ao longo do dia de amanhã, porém, a tendência é de diminuição de nebulosidade com períodos de sol com máxima chegando à casa dos 17°C. Não se pode descartar a possibilidade de geadas isoladas em áreas do estado, especialmente nas mesorregiões que fazem divisa como Paraná e também com o Mato Grosso do Sul.

No decorrer da semana, as madrugadas continuam muito frias, com as temperaturas mínimas baixando ainda em diversas localidades e eventual formação de nevoeiros. As temperaturas máximas, entretanto, já entram em elevação mais significativa e o tempo estará gradativamente mais seco, com sol e pouca nebulosidade na maior parte do estado de SP. Na mesorregião da Mantiqueira e de, destaque para Campos do Jordão, a previsão é de haver geada entre o domingo e a próxima quarta-feira; também não pode-se descartar a ocorrência de geadas isoladas em outras áreas do estado, especialmente dos Altos e Vales do Paranapanema e Ribeira, bem como da Alta Mogiana.


Para mais informações sobre essa nota técnica, clique AQUI.


Para visualizar os mapas de condições meteorológicas registradas, clique AQUI.