SUPER COMPUTADOR DO INMET TEM PREVISÃO DE CHUVA MAIS PRECISA

Na quarta-feira (16), o super computador usado pelo INMET, com resolução espacial horizontal de 2.8km foi o único que capturou com certa precisão o acumulado significativo de chuva sobre o município de Petrópolis-RJ.

Publicado em 17/02/2022 16h46 . Última modificação 14/12/2022 11h46 .

Na noite de terça-feira (15/2), fortes chuvas que caíram em Petrópolis (RJ), região serrana do Rio de Janeiro, provocaram deslizamentos, transformaram as ruas em rios de lama e deixaram centenas de desabrigados e mortos em razão do temporal. O total de chuva foi o maior em 90 anos em Petrópolis, desde 1932, quando foi instalada a primeira Estação Meteorológica do INMET.

Desde 2012, o INMET utiliza o super computador que melhora a definição da área analisada que pode ser processado com resolução espacial horizontal, reduzindo dos atuais 7 Km para 1 Km. O funcionamento do modelo é de quatro vezes ao dia, as 00 e 12 UTC (174 horas) e 06 e 18 UTC (72 horas) e depois são processadas e transformadas na grade do super computador.

AssistaINMET USA MODELO DE SUPER COMPUTADOR PARA PREVISÃO

Vale ressaltar que o modelo de 7 km é processado para toda a América do Sul com previsões de até 174 horas, com saídas horárias. Além disso, o INMET consegue rodar o modelo em 2.8 km para as regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, até 48 horas de previsão.

Na quarta-feira (16), o super computador usado pelo INMET, com resolução espacial horizontal de 2.8km foi o único que capturou com certa precisão o acumulado significativo de chuva sobre o município de Petrópolis-RJ. Podendo ser observadas nas figuras 1 e 2 apresentadas pelo modelo.

O INMET disponibiliza ao usuário o acesso as imagens do super computador, disponíveis em seu portal: https://vime.inmet.gov.br/


Figura 1. COSMO 2.8km


Figura 2. COSMO 1km

Acompanhe o portal oficial do INMET. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr


Veja mais: