Sul do Brasil segue sendo atingido por tempestades nos próximos dias

A previsão indica chuva acima de 200 milímetros (mm) entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina

Publicado em 30/04/2024 17h42 . Última modificação 30/04/2024 17h57 .

Parte do Rio Grande do Sul é atingido por chuvas persistentes e volumosas desde a segunda-feira (29). Em algumas áreas, especialmente na ampla faixa central dos vales, encosta da serra e metropolitana, os volumes de chuva chegaram a passar dos 150 milímetros (mm) em 24h. Essa situação era prevista pelo Inmet e foi divulgada no portal. Leia AQUI.

Entre esta quarta (1º) e a quinta-feira (2), uma ampla área de baixa pressão atmosférica deve favorecer a formação de novas áreas de instabilidade, juntamente com a formação e deslocamento de uma frente fria. Ao longo da quinta, essas instabilidades devem avançar para os estados de Santa Catarina e Paraná (sul e oeste do estado), ocasionando temporais, alguns podendo ser de forte intensidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o dia 2 de maio, são previstos ventos fortes com rajadas acima dos 80 km/h, ocorrência de descargas elétricas, queda de granizo e chuvas ainda volumosas podendo superar os 200 mm entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina (figuras 1a e 1b).

Figura 1: Precipitação (chuva), em milímetros (mm), acumulada em (a) 48h até as 9h de quinta-feira (2) pelo modelo Cosmo 2,8 km e (b) 120h até 9h de domingo (5) pelo modelo Cosmo 7 km.

Com o deslocamento da frente fria para o norte do estado gaúcho e Santa Catarina e também para o sul do Paraná ao longo do dia 2, o tempo ficará estável na metade sul gaúcha, com queda nas temperaturas em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina (figura 2 a e 2b).

Figura 2: Temperaturas máximas (em °C ) previstas pelo modelo Cosmo-Inmet 7Km para (a) quarta-feira (1º) e (b) quinta-feira (2).

O Inmet explica que, o período entre o final de abril e o início de maio de 2024, ainda tem influência do El Niño. O fenômeno responsável por aquecer as águas do Pacífico, ajuda a bloquear as frentes frias e concentrar os sistemas de áreas de instabilidade na altura do Rio Grande do Sul causando a chuva mais intensa em parte do estado gaúcho e sul de Santa Catarina desde o último sábado (27).

O Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no site e nas redes sociais.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: