Tempestades atingem parte da Região Sul nos próximos dias
Áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina serão as mais afetadas com a chuva volumosa
Nesta sexta-feira (26) e sábado (27), temporais localizados vão atingir partes do Rio Grande do Sul e o extremo sul de Santa Catarina, devido a áreas de instabilidade que se formam em função do aumento das temperaturas e da umidade. Para o estado gaúcho são previstos volumes de chuva entre 50 e 100 milímetros (mm) sendo que, em áreas do sul do estado, o volume pode superar os 100 mm (figura 1a).
Até o fim do sábado, a passagem de uma frente fria vai intensificar ainda mais esta instabilidade, ocasionando chuva forte na maior parte do Rio Grande do Sul. Ali, as rajadas de vento podem ser acima dos 70 km/h, com possibilidade de queda de granizo de forma isolada.
A persistência dessa instabilidade, de hoje até até o dia 2 de maio, pode acumular volumes de chuva acima dos 200 mm, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento, especialmente em áreas desses dois estados, podendo causar impactos na população (figura 1b).
Figura 1: Precipitação (chuva), em milímetros (mm), acumulada em (a) 48h até as 21h de sábado (27) pelo modelo Cosmo 2,8 km e (b) 168h até 21h de 2 de maio pelo modelo Cosmo 7 km.
De acordo com o Inmet, essa situação será provocada pelo aumento do calor na tarde de sábado ocorrido no norte do Rio Grande do Sul em direção ao Paraná. As temperaturas, por sua vez, entram em declínio no fim do sábado e no decorrer do domingo (28), no estado gaúcho e sul de Santa Catarina (figura 2).
Figura 2: Temperaturas máximas (em °C ) previstas pelo modelo Cosmo-Inmet 7Km para (a) sábado (27) e (b) domingo (28).
Ainda no dia 28, a frente fria fica semi-estacionária no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Entre 29 de abril e 1° de maio, uma área de baixa pressão atmosférica deve favorecer a formação de novas áreas de instabilidade intensificando a chuva com volumes significativos mais abrangentes em parte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Toda essa condição acontece devido ao amplo bloqueio atmosférico que irá se desenvolver entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Já no fim da quarta (1°) e ao longo do dia 2 de maio, uma massa de ar frio entra pelo Rio Grande do Sul e desloca lentamente a frente fria até Santa Catarina e o sul do Paraná que também podem registrar temporais.
O Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no site e nas redes sociais.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET