Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Fenômeno pode ocorrer após uma massa de ar frio e seco afastar a instabilidade da região

Publicado em 16/04/2024 15h42 . Última modificação 16/04/2024 16h31 .

Áreas de instabilidade e uma frente fria que se desloca pela Região Sul do Brasil provocam chuva intensa e tempestades localizadas na noite desta terça-feira (16). De acordo com o Inmet, serão atingidas localidades de Santa Catarina e áreas do centro-norte e leste do Paraná. Já o oeste do Rio Grande do Sul terá ar frio e seco devido ao avanço de um sistema de alta pressão atmosférica.

Nas últimas 24h, até as 15h desta terça (16), as estações meteorológicas automáticas do Inmet, localizadas em municípios do Rio Grande do Sul, registraram altos acumulados de chuva. Em Santiago foi registrado 128 milímetros (mm), em São Luiz Gonzaga a estação marcou 100 mm e, em Caçapava do Sul, o acumulado foi de 93,8 mm.

Para a manhã desta quarta-feira (17), no Paraná, a previsão é de muita nebulosidade e alguns chuviscos. Ao longo da quarta e nos próximos dias da semana, uma nova massa de ar frio e seco afasta a instabilidade e permite dias ensolarados na maior parte da Região Sul. Entretanto, as noites e madrugadas devem ser de frio nos próximos dias. Já o período da tarde pode ter temperaturas um pouco elevadas.

O Inmet ressalta que, com o predomínio do ar seco e as noites mais longas, deve ocorrer um rápido resfriamento noturno, com previsão de temperaturas mínimas abaixo dos 5°C, podendo ficar perto de zero nas áreas de baixada das serras (veja a figura 1).

Figura 1: Temperaturas mínimas (em °C) previstas pelo modelo Cosmo-Inmet 7Km para (a) quinta-feira (18/05); (b) sexta-feira (19/05) e (c) sábado (20).

Devido a essa configuração, nas partes mais altas da serra e planalto, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no extremo sul do Paraná, há previsão de geada fraca na madrugada dos dias 18, 19 e 20 de abril (figura 2).

Figura 2: Indicativo de geada (adaptado do modelo Cosmo-Inmet 7Km) para (a) quinta-feira (18),(b) sexta-feira (19) e (c) sábado (20).

O Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no site e nas redes sociais.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: