Sudeste entra em atenção para chuvas intensas hoje (16)
Os maiores volumes devem atingir áreas de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo
A população da Região Sudeste deve ficar atenta à previsão de chuvas fortes entre hoje (16) e amanhã (17), com volumes que podem chegar a 100 mm em diversas localidades. As áreas mais críticas serão a região central, sul, Zona da Mata e leste de Minas Gerais, além do sul do Espírito Santo.
Temporais também estão previstos para áreas de São Paulo, como a região da Mogiana, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, além do sul do Rio de Janeiro. As chuvas fortes podem ser acompanhadas de ventos com velocidades de até 100 km/h.
As chuvas na Região Sudeste têm se intensificado nos últimos dias devido ao aumento do conteúdo de umidade e à atuação de cavados nos médios e altos níveis da atmosfera.
Pancadas de chuva mais isoladas também podem ocorrer, entre hoje (16) e amanhã (17), nas demais áreas de São Paulo, na Serra Fluminense, em Mato Grosso e no centro-norte do Mato Grosso do Sul, além de áreas de Goiás e do Distrito Federal.
Na Região Norte, as áreas de maior atenção nesta quarta-feira (16) abrangem toda a faixa oeste do Amazonas, incluindo São Gabriel da Cachoeira, Acre, Rondônia e também o sul do Tocantins, conforme indica o aviso amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas. Nestas localidades, a previsão é de 30 mm a 50 mm em volume de chuvas, acompanhadas de ventos de até 60 km/h.
⚠️Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
X: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET
LinkedIn:/company/inmetbr