Setembro: como será o clima no Brasil?

No mês de setembro de 2022 as chuvas ainda irão se concentrar sobre o norte, leste da Região Nordeste e sul do Brasil

Publicado em 08/09/2022 13h40 . Última modificação 09/09/2022 15h02 .

A previsão do INMET para o mês de setembro indica tendência de chuvas acima da média em grande parte da Região Sul, divisa do Mato Grosso do Sul com São Paulo, costa leste da Região Nordeste e noroeste da Região Norte (indicado no mapa na cor azul – Figura 1a), com total de chuva previsto acima dos 120 mm.

Nas demais áreas a previsão é de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média (indicado no mapa nas cores cinza e amarela – Figura 1a), sendo que na região do MATOPIBA (estados do MA, TO, PI e BA), leste do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte de Minas Gerais os acumulados de chuva poderão ser inferiores a 60 mm e em algumas localidades pode não ocorrer registro de chuva.

Quanto às temperaturas, são previstas temperaturas médias acima da climatologia para a Região Norte e Nordeste (indicado no mapa na cor laranja – Figura 1b), com valores que podem superar os 28°C. Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas temperaturas de até 1ºC acima da média.

Na Região Sul, com exceção do norte Paraná onde as temperaturas devem ser acima da média, as temperaturas deverão ser mais amenas, devido a passagem de frentes frias, com tendência de ocorrência de valores abaixo de 20°C. Porém, ainda não se descarta a possibilidade de entrada das massas de ar frio que poderão acarretar em declínio das temperaturas mínimas e favorecerem a ocorrência de geadas em áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba.

Figura 1-a : Previsão de anomalia de precipitação para o mês de setembro de 2022.



Figura 1-b: Previsão de anomalia de temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de setembro de 2022.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: