Semana de Páscoa terá chuvas intensas no litoral leste da Região Nordeste

Previsão indica período úmido a partir desta quarta-feira (5) até, pelo menos, a próxima segunda-feira (10)

Publicado em 05/04/2023 12h00 . Última modificação 05/04/2023 16h09 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê, a partir desta quarta-feira (5), chuvas volumosas em grande parte do litoral leste do Nordeste. 

O fluxo do vento, especialmente em baixos níveis da atmosfera, com a presença de instabilidades vindas da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, vai contribuir para manter o tempo instável e chuvoso no leste da região.

O padrão atmosférico descrito acima também vai favorecer a continuidade de pancadas de chuva no interior do Nordeste, principalmente, a partir do próximo sábado (8). Áreas do centro-norte do Maranhão; norte do Piauí; litoral, sertão central e sul do Ceará, e alto sertão da Paraíba devem ser afetadas. 

Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que, a partir da madrugada desta quarta, aglomerados de nuvens deverão chegar ao setor leste, provocando pancadas de chuva e possibilidade de rajadas de vento, principalmente, do Rio Grande do Norte ao estado de Alagoas.

Já nos litorais de Sergipe e Bahia, as chuvas também deverão ser mais volumosas, neste caso, devido à presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) em altos níveis da atmosfera. Veja figura 1.

Devido às atualizações diárias dos diversos modelos e das análises realizadas pelos meteorologistas, é necessário acompanhar as atualizações da previsão do tempo, assim como os avisos meteorológicos especiais nos próximos dias.

Figura 1: Previsão do modelo numérico Cosmo 7 km para a variável água precipitável, vento e temperatura em 850 hPa no dia 05/04, às 12UTC (9h, horário local).

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: