Segunda-feira (17) com calor no Sudeste e temporais no Sul
Destaque para o Rio de Janeiro, que pode marcar máxima de 41°C hoje
A segunda-feira (17) deve continuar quente em áreas da região Sudeste do país, com destaque para o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, sul do Espírito Santo e nordeste do Paraná, com temperaturas elevadas que podem chegar a 41°C hoje, na capital carioca. Pontualmente, os termômetros podem ultrapassar os 5°C acima da média da temperatura do mês.
Enquanto o calor avança no Sudeste, no Sul do país a previsão é de pancadas de chuva que podem ser pontualmente fortes, com aviso laranja de perigo para tempestade nesta segunda-feira (17), englobando áreas dos três estados da região. A previsão é de chuvas de até 100 mm, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
A possibilidade de tempestade também atinge o extremo sul de São Paulo, o Mato Grosso do Sul, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e áreas do Paraná, com aviso amarelo de perigo potencial e chuvas que podem chegar a 50 milímetros.
No resto do país, os avisos laranja e amarelo para chuvas intensas destacam muita instabilidade em áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Na faixa norte do país, entre o Amapá e o Maranhão, alcançando ainda o litoral da Paraíba, as chuvas são motivadas pelo deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul, causando volumes que podem chegar a 50 milímetros em precipitações e rajadas de vento de até 60 km/h.
⚠️Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET
LinkedIn:/company/inmetbr
Veja mais:
![Calor e umidade favorecem chuvas de Norte a Sul do país nesta quarta-feira (12)](https://portal.inmet.gov.br/uploads/noticias/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-11.47.38.jpeg)