Rio Grande do Sul terá "veranico de maio" nos próximos dias

No fim de semana, uma frente fria provocará acentuada queda nas temperaturas e chuva na Região Sul

Publicado em 23/05/2023 14h47 . Última modificação 23/05/2023 15h10 .

A partir desta terça-feira 23/5 até à tarde de sexta-feira 26/5, a Região Sul, e em especial o Rio Grande do Sul (RS), terá uma sequência de dias com tempo seco, pouco vento e com temperaturas (máximas e mínimas) acima da média para a época do ano.

No estado gaúcho, este tipo de evento, especialmente se ocorrido depois de um período frio, é popularmente conhecido como “veranico de maio”.

A tendência para Porto Alegre indica que até a próxima sexta-feira (26/5), as temperaturas mínimas devem ficar ao redor dos 15°C. Nesta terça-feira (23/5), os termômetros já registraram essa marca na estação meteorológica convencional do Inmet, no Bairro Jardim Botânico.

Já as temperaturas máximas devem ficar em torno dos 28°C/29°C, sendo que, no dia 26, as máximas podem atingir os 30°C. Neste dia, uma frente fria traz mudança nas condições do tempo entre o final de tarde e noite, provocando chuva e acentuada queda nas temperaturas.

A figura 1 mostra as projeções das temperaturas máximas, do modelo Cosmo, para a quarta (24/5) e sexta (26/5).

Figura 1 (a): Temperaturas máximas previstas para esta quarta (24/5) e (b): para a sexta (26/5), de acordo com o modelo Cosmo Inmet.

Vale destacar que, a média (normal climatológica 1991 - 2020) de Porto Alegre, no mês de maio, para as temperaturas mínimas e máximas, respectivamente, são de 13,6°C e 22,6°C, ou seja, as temperaturas mínimas e principalmente as máximas devem ficar bem acima da média do mês.

As temperaturas se elevam em toda a Região Sul, os índices de umidade ficam abaixo de 30% e, o conteúdo de umidade disponível na atmosfera (água precipitável) aumenta entre o Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), no final da sexta-feira (26) e decorrer do sábado (27), indicando a chegada da frente fria (figuras 2 e 3).

Figura 2 (a): Umidade relativa do ar (%) prevista para esta quarta-feira (24/5) e (b): para a sexta-feira (26/5), de acordo com o modelo Cosmo.

Figura 3 (a): Temperaturas máximas previstas para sábado (27/5) e (b): água precipitável, os tons em azul indicam o aumento dos valores entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Saiba mais

A base científica para o termo “veranico de maio” vem de um trabalho do médico e meteorologista, Floriano Peixoto Machado, intitulado “Contribuição ao Estudo do Clima do Rio Grande do Sul”, publicado em 1950.

No estudo efetuado entre os anos de 1910 a 1948, o compilado da base de dados para a cidade de Porto Alegre, indica que as temperaturas mínimas na capital gaúcha devem estar acima dos 12°C e as máximas acima dos 25°C, com vento calmo ou fraco, tempo aberto ou com névoa (que ocorre no amanhecer) no período de, pelo menos, quatro dias consecutivos.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: