Rio Grande do Sul terá grandes volumes de chuva nos próximos dias

Ciclone extratropical intensifica a chuva e os ventos no sábado

Publicado em 06/07/2023 19h00 . Última modificação 07/07/2023 09h26 .

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica aumento da instabilidade e ocorrência de chuva, especialmente, no sul do Rio Grande do Sul e na região da Campanha Gaúcha a partir desta quinta-feira (6), quando uma frente fria avança pelo Oceano Atlântico e se aproxima do sul do estado gaúcho até o final do dia. Além disso, uma área de baixa pressão vai ganhar força sobre o continente, entre o norte da Argentina e o Paraguai, e se conectar à frente fria.

Na sexta-feira (7), a frente fria ajudará a manter um canal de umidade sobre o Rio Grande do Sul. Neste dia, a chuva deve se espalhar por grande parte do estado gaúcho, atingindo, inclusive, áreas do sul de Santa Catarina. A previsão também não descarta a ocorrência chuva localmente forte, com temporais isolados. A figura 1, a seguir, mostra valores significativos do índice Omega (tons em vermelho no mapa) no Rio Grande do Sul na noite de sexta-feira.

Figura 1: Índice Omega (índice de instabilidade) previsto para às 00 UTC de sábado (21h de sexta-feira - horário de Brasília).


Esta frente fria atuará de forma estacionária sobre o mar, na altura do litoral entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No decorrer da madrugada/manhã de sábado (8), os diferentes modelos numéricos de previsão do tempo também indicam a configuração de um ciclone extratropical no litoral entre os dois estados (figura 2a), padrão que deve intensificar a chuva nesta região e provocar fortes rajadas de vento (figura 2b) em toda a faixa leste da Região Sul ao longo deste dia. As rajadas de vento podem ficar em torno dos 70 km/h no litoral gaúcho.

Figura 2: (a) Pressão ao nível médio do mar prevista para às 12 UTC (9h - horário de Brasília) de sábado e (b) rajadas de vento previstas para às 15 UTC (12h - horário de Brasília) de sábado (8).


Na sexta-feira, o centro-sul do Rio Grande do Sul deve ser atingido pelos maiores volumes de chuva, com acumulados de 40 milímetros (mm) a 50 mm em 24h. Veja figura 3a.

No sábado, com a configuração do ciclone extratropical, os volumes de chuva tendem a aumentar, especialmente, no leste e litoral gaúcho, podendo superar os 70 mm em 24h, e, de forma pontual, com valores em torno dos 100 mm (figura 3b).

Figura 3: (a) Acumulado de chuva em 24h previsto entre as 00 UTC do dia 7 (21h do dia 6 – horário de Brasília) e as 00 UTC do dia 8 (21h do dia 7 – horário de Brasília) e (b) acumulado de chuva em 24h previsto entre as 18 UTC do dia 7 (15h do dia 7 – horário de Brasília) e 18 UTC do dia 8 (15h do dia 8 – horário de Brasília).

Este ciclone extratropical estará associado a uma nova frente fria, que terá rápido deslocamento por áreas da Região Sul. No domingo (9), esta frente fria vai atuar sobre o mar, na altura da Região Sudeste. Neste dia, a chuva tende a ficar concentrada, principalmente, entre Santa Catarina, Paraná e o sul e leste de São Paulo, mas em menores volumes.

Vale destacar que, quanto aos volumes de chuva, há diferença entre os diversos modelos numéricos de previsão do tempo quanto a área de concentração dos maiores valores, especialmente, na sexta e no sábado.

Diante disso, é importante o acompanhamento diário das atualizações da previsão do tempo e dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias no portal do Inmet. 

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: