Rio Grande do Sul terá instabilidade e temporais isolados neste fim de semana

Na segunda-feira (24), a chuva forte e o frio se deslocam do norte do estado gaúcho para os estados de Santa Catarina e parte do Paraná

Publicado em 21/06/2024 17h55 . Última modificação 21/06/2024 18h14 .

Áreas de instabilidade e a aproximação de uma frente fria irão provocar pancadas de chuva e trovoadas no sul e oeste e área central do Rio Grande do Sul ao longo do sábado (22). No decorrer do domingo (23), o tempo fica instável, com possibilidade de novas pancadas de chuva devido a passagem de perturbações atmosféricas e a organização e deslocamento da frente fria pelo estado gaúcho, o que irá reforçar os volumes e causar queda acentuada nas temperaturas entre o fim deste dia e a segunda-feira (24). Há ainda risco de queda de granizo e rajadas de vento acima dos 60 km/h.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no decorrer do dia 24, a massa de ar frio seco desloca a instabilidade para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, também causando chuva e temporais com rajadas de vento acima dos 60 km/h. Há também chance de queda de granizo, com declínio nas temperaturas. 

Ainda no estado gaúcho, mais precisamente no Norte, chove forte na madrugada e início da manhã. Na maior parte do estado, o tempo fica seco no decorrer do dia, com temperaturas baixas. Os acumulados mais expressivos, acima dos 50 milímetros (mm) em 24 horas, devem atingir a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e centro-sul do Paraná, a partir do fim do domingo (23), podendo causar alguns transtornos.

Figura 1: Precipitação (chuva), em milímetros (mm), acumulada em 24h (a) das 15h (horário de Brasília) de domingo (23) às 15h de segunda (24) e (b) das 15h (horário de Brasília) de terça-feira (25) às 15h de quarta-feira (26), pelo modelo Cosmo 7km Inmet.

Temperaturas

Na terça-feira (25), a manhã será fria e com temperaturas abaixo dos 5°C na serra e áreas do sul do Rio Grande do Sul, inclusive com chance de geada fraca no sul gaúcho.

No fim do dia, o tempo volta a instabilizar no Estado devido ao recuo do sistema frontal que estava no Paraná.

Figura 2: Temperaturas máximas (em °C ) previstas pelo modelo Cosmo-Inmet 7Km para: (a) sábado (22); (b) domingo (23) e (c) segunda-feira (24).

O Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais no site e nas redes sociais.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: