Região Sul em alerta para tempestades nesta quinta (27)

Chuvas intensas atingem também grande parte do território brasileiro

Publicado em 27/02/2025 10h56 . Última modificação 27/02/2025 11h28 .

A combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de tempestades nesta quinta-feira (27) em partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com acumulados de chuva de até 100 mm em 24 horas e ventos de até 100 km/h. O aviso laranja, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê ainda a possibilidade de queda de granizo.

O sul e leste do Rio Grande do Sul, o oeste e faixa leste de Santa Catarina e sul do Paraná também estão com previsão de tempestade nas próximas 24 horas, com possibilidade de granizo, de acordo com dois avisos amarelos (perigo potencial) emitidos pelo Inmet, com chuvas de até 50 mm, em 24 horas, ventos de até 60 km/h.

Mais chuvas

Temporais também estão previstos para estados das Regiões Norte e Nordeste, ainda sob o efeito do deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O destaque vai para o leste do Pará, o sudoeste do Maranhão, abrangendo ainda partes do Tocantins e nordeste do Mato Grosso, que estão com aviso laranja (perigo) vigente até amanhã (28), acumulados de até 100 mm, em 24 horas, e ventos de até 100 km/h.

No resto do país, o Inmet emitiu aviso amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas com volumes que podem chegar a 50 mm e ventos de até 60 km/h entre hoje (27) e amanhã (28), abrangendo desde áreas da Região Norte, parte do litoral nordestino e da Região Centro-Oeste até uma pequena área do sudeste e oeste do Paraná.

⚠️Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr