PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE OUTONO

O Outono no Hemisfério Sul inicia-se no dia 20 de março de 2020 às 00h50min e termina no dia 20 de junho às 18h44min (horário de Brasília).

Publicado em 08/06/2020 14h51 . Última modificação 15/06/2020 12h02 .

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE OUTONO Características do Outono 

O Outono no Hemisfério Sul inicia-se no dia 20 de março de 2020 às 00h50min e termina no dia 20 de junho às 18h44min (horário de Brasília). É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino e no norte de Minas Gerais (Figura 1a). Na parte norte das regiões Nordeste e Norte ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua posição climatológica. Caracteriza-se também pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste (Figura 1b). Durante esta estação, observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos, tais como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul; e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás.

Figura 1: Climatologia de: (a) precipitação e (b) temperatura média do ar para o trimestre Abril, Maio e Junho. Período de referência: 1981 – 2010. Fonte: INMET. Veja o Prognóstico Climático de Outono completo:

https://portal.inmet.gov.br/notasTecnicas