PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE INVERNO

O Inverno no Hemisfério Sul inicia-se no dia 20 de junho de 2020 às 18h44 e termina no dia 22 de setembro às 10h31(Horário de Brasília).

Publicado em 02/09/2020 16h00 . Última modificação 08/09/2020 10h30 .


Características do Inverno


O Inverno no Hemisfério Sul inicia-se no dia 20 de junho de 2020 às 18h44 e termina no dia 22 de setembro às 10h31 (horário de Brasília). Climatologicamente, a estação é marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto que as maiores quantidades de precipitação concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil (Figura 1a). Caracteriza-se também, pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio acentuado das temperaturas médias do ar, apresentando valores inferiores a 22 ºC sobre a parte leste da regiões Sul e Sudeste do Brasil (Figura 1b). Esta diminuição de temperatura, pode ocasionar: I) formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul; II) queda de neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul e III) episódios de friagem nos estados de Rondônia, Acre e no sul do Amazonas. Em função das inversões térmicas no período da manhã durante o inverno, observam-se formações de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, impactando especialmente em estradas e aeroportos.
Com a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se a diminuição da umidade relativa do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.

                   

Figura 1: Climatologia de: (a) precipitação e (b) temperatura média do ar para o trimestre Julho, Agosto e Setembro.

Período de referência: 1981 – 2010. Fonte: INMET.



Veja o Prognóstico Climático de Inverno completo:

https://portal.inmet.gov.br/notasTecnicas#