Primeiro Episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - 2025/2026
Sistema meteorológico favoreceu elevados acumulados de chuva em áreas do norte e nordeste do país.
O primeiro episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do período chuvoso de 2025/2026 iniciou no dia 19 de outubro e finalizou no dia 22 de outubro, atuando por 4 dias entre o oceano Atlântico, faixa sul da região Nordeste, além de áreas dos estados do Tocantins e do Pará.
Além da persistência, outras variáveis corroboraram para que este sistema fosse detectado e estabelecido, tais como a presença de um sistema frontal; cavado presente na média e alta troposfera dando suporte dinâmico; ventos de NW/SE em 850 hPa, alinhando a nebulosidade; velocidade vertical ascendente (ômega negativo) em 500 hPa, água precipitável acima de 45 mm, forte divergência em 250 hPa, dentre outros (disponível em: http://mtc-m21c.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/01.07.12.08/doc/publicacao.pdf ).
Destaca-se que os sistemas clássicos, neste caso a Alta da Bolívia (AB) e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), nem sempre estão bem estabelecidos ou intensos, principalmente, nos primeiros episódios de ZCAS, ou em episódios de fraca intensidade e que o posicionamento mais a norte da posição climatológica, caso atual, também é comum nos primeiros episódios.
Devido a atuação deste sistema, volumes expressivos de chuva foram observados no Pará, interior do Nordeste e no litoral da Bahia, com acumulados pontuais que superaram 100 mm, em 24 horas.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET
Veja mais: