Primavera começa com ventos fortes, frio e geada no Sul do Brasil

Mudança no tempo se deve a uma frente fria com um ciclone extratropical e uma forte massa de ar frio na região

Publicado em 22/09/2022 15h44 . Última modificação 22/09/2022 16h21 .

A chegada da primavera, na noite desta quinta-feira (22), vai influenciar o tempo em parte do País. Na Região Sul, algumas mudanças já começaram devido a um ciclone extratropical localizado na costa brasileira e que, ao se intensificar em direção ao Oceano Atlântico, vai provocar ventos fortes no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina até esta sexta-feira (23). 

A passagem da frente fria e da massa de ar frio, favorecerá a queda das temperaturas e a formação de geada na Região Sul. Nesta sexta, a previsão indica geada fraca na Campanha Gaúcha e no centro-oeste de Santa Catarina e Paraná.

Já no sábado (24), a geada será de forma mais ampla nos três estados do Sul e de intensidade moderada nas áreas serranas. Há, também, uma pequena possibilidade de geada no sul do estado de São Paulo e entre o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira. Veja figura 1.

Figura 1: Mapa da previsão de geada para o dia 24 de setembro às 6h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.


A partir desta sexta, as temperaturas mínimas devem variar entre 0°C e 4°C nas regiões serranas, podendo ficar negativas no sábado (figura 2). Já no domingo (25), a massa de ar frio começa a perder força e as temperaturas voltam a subir gradativamente.

Figura 2: Mapa da previsão de temperaturas mínimas para o dia 24 de setembro às 6h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: