Previsão de chuvas intensas no Sul do país até segunda-feira (30)
Chuvas também devem atingir áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo
A partir de hoje, quinta-feira, na área que vai desde o sul do Mato Grosso do Sul, atingindo grande parte dos estados do Paraná e Santa Catarina, chegando ao norte do Rio Grande do Sul as pancadas de chuva persistem, acompanhadas de raios e eventuais rajadas de vento e potencial para precipitação de granizo em áreas isoladas. Atenção para o oeste de Santa Catarina e do Paraná, onde estão previstos os maiores acumulados de precipitação - entre 30 e 70 mm. Pancadas de chuvas e trovoadas também são esperadas na faixa sul de São Paulo e região central do Mato Grosso do Sul, porém com duração e volumes menores.
Na sexta-feira (27), as instabilidades mais significativas ocorrem sobre o centro-sul do Mato Grosso do Sul e na faixa sul e litoral de São Paulo, podendo atingir a Região metropolitana da Capital paulista e grande parte do Paraná. Além disso, haverá chuvas mais isoladas na faixa norte e litoral norte de Santa Catarina. Os volumes esperados podem variar de 20 a 60 mm, sendo que em algumas áreas estes volumes podem ocorrer em curto intervalo de tempo. No Rio grande do Sul e região centro-sul de Santa Catarina haverá uma janela de tempo seco, com menor nebulosidade sobretudo no centro-sul gaúcho.
No sábado (28), as áreas de instabilidades voltam a se desenvolver a partir do sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, deslocando-se para o centro, capital e litoral norte gaúchos, onde vão ganhando força progressivamente, com acumulados entre 50 e 110 mm. Devido os volumes de chuva já registrados e as condições de vulnerabilidade da região dos Vales do Taquari, do Rio Jacuí, da Serra Gaúcha e de algumas localidades de Região Metropolitana as condições hídricas podem se agravar. Recomenda-se atenção e acompanhamento diário de nossos Avisos Meteorológicos, assim como os alertas das Defesas Civis de seu estado ou município.
Já nas primeiras horas do domingo (29), a formação de um novo sistema frontal reforçará as instabilidades sobre grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulados podendo exceder os 100 mm. Rajadas de vento e raios também estão previstos para toda a região. No decorrer da noite as instabilidades mais fortes devem atuar sobre Santa Catarina e Paraná, podendo chegar ao sul do Mato Grosso do Sul, já se distanciando do Rio Grande do Sul.
Na segunda-feira (30) as condições de chuva no Rio Grande do Sul já estarão bastante enfraquecidas, mas ainda persistem em áreas localizadas do Paraná e de Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Novas instabilidades, contudo, poderão ocorrer no Rio Grande do Sul entre terça-feira (01/07) e quarta-feira (02/07).
Em função da antecedência dos eventos e das diferenças entre os possíveis cenários de previsão, recomenda-se acompanhar as atualizações da previsão e dos avisos meteorológicos que são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
X: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET
LinkedIn:/company/inmetbr
Veja mais:
